Anna Virginia Balloussier

Repórter especial, escreve sobre religião, política, eleições e direitos humanos. Está na Folha desde 2010.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Anna Virginia Balloussier
Descrição de chapéu aborto

Dá para ter um debate honesto sobre aborto?

Discussões têm tido menos certezas e mais empatia ou cada um joga para sua torcida?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2018, fui a Roma para escrever sobre um workshop da Pontificia Università della Santa Croce, a faculdade da Opus Dei. Entrei esperando topar com cosplayers do monge sinistro que taca o terror em "O Código da Vinci" e saí com uma impressão distinta.

O ambiente exalava conservadorismo de sapatênis, e os papos estavam em sintonia com os nossos tempos. Não havia qualquer simpatia por bandeiras progressistas, mas os palestrantes se esforçavam para aprender a língua do inimigo. Preocupavam-se se valia pregar para os convertidos de sempre ao lidar com um tópico tão caro a eles como o aborto.

Uma publicidade com o alerta "a cada 26 segundos uma criança morre sem ver a luz do dia" pintava a mulher que aborta como assassina. Vacilo deles. Afinal, elas são milhões e estão inclusive nas igrejas. Era preciso repensar a estratégia.

Não sei se chegaram lá, até porque o discurso dominante em círculos cristãos continua fazendo pouco caso das mulheres que morrem aos borbotões em clínicas clandestinas e ainda enche de culpa as que interrompem a gestação nos casos em que a lei o permite.

"Ah, mas a Bíblia diz..." Não, não há nada categórico ali sobre o assunto. Há voluntarismo interpretativo para sustentar que ela protege a vida desde o útero, algo feito mesmo com o genérico "não matarás". Não que o outro lado seja mais persuasivo nesta contenda tão polarizada.

Ainda prevalece, em boa parte da esquerda, a ideia de que quem se contrapõe ao aborto padece de atraso civilizacional. Não é muito simpático atrair alguém para uma causa se a toda hora essa pessoa se sente insultada ou tutelada pelo interlocutor.

Até porque não há bala de prata para encerrar a querela. Há muitas hipóteses, mas não consenso científico, que dirá metafísico, sobre quando dá para definir com segurança o marco zero da vida. Quando o coração bate? A primeira sinapse se estabelece?

Para alguns, o feto seria só uma extensão do corpo materno até sair do ventre, argumento que na ponta do lápis justificaria um aborto tardio quando a vida extrauterina é viável. Aí só fica parecendo, para quem já chega desconfiado à conversa, que progressistas não estão nem aí para aquele serzinho. Pense com eles: se não aceitamos matar um bebê nascido há um dia porque sua mãe não o quer, por que seria ok ceifá-lo na barriga?

Talvez você já tenha opinião formada sobre o tema. O que questiono é: estamos conseguindo abrir um debate honesto, com menos certezas e mais empatia, ou só jogando para a nossa torcida? Lembrando que, se for levar a questão para a queda de braço, os músculos conservadores ganharam muita massa nos últimos anos.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.