Antonia Pellegrino e Manoela Miklos

Antonia é escritora e roteirista. Manoela é assistente especial do Programa para a América Latina da Open Society Foundations. Feministas, editam o blog #AgoraÉQueSãoElas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonia Pellegrino e Manoela Miklos

Tabata não é Ocasio-Cortez

A deputada nunca prometeu ser diferente do que tem sido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É muito binário acreditar que, porque a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) discordou do partido, despertando a ira dos caciques com seu voto favorável à reforma da Previdência, estamos diante de um embate entre a nova e a velha política. 

A democracia liberal está em crise. No mundo todo, recrudesce o autoritarismo como resposta ao medo do futuro com menos direitos num planeta colapsado. Mas no Brasil, a ultradireita conseguiu a proeza de vender para 58 milhões de brasileiros a ideia de que menos direitos são o que a nossa sociedade precisa. Inventamos até essa jabuticaba que é a manifestação por menos direitos. 

Nos campos progressistas de todo planeta, a pergunta que não quer calar é: quais serão as novas propostas e narrativas para uma política do século 21? É neste contexto que Tabata Amaral emerge. 

A história de vida da hoje deputada Tabata Amaral é comovente. A trajetória da menina periférica que estuda em Harvard é o roteiro de um Brasil que dá certo. Jovem, branca e competente, Tabata conseguiu amealhar R$ 1 milhão para sua campanha. Soube fazer valer o recurso: foi eleita com expressiva votação.

Rapidamente se destacou entre seus pares, num embate com o ex-ministro da Educação. Foi descoberta pela mídia, e apresentada como a face da "nova política". E muita gente acreditou —o que faz sentido numa conjuntura em que homens brancos de meia idade (ou da Idade Média) se autodenominam "a nova política".

Sem dúvida, Tabata é uma nova sujeita política, competente e importante para a renovação dos quadros legislativos. Mas ela não pode ser lida como o que ela não é: Tabata Amaral não é a nossa Alexandria Ocasio-Cortez. Tabata é Tabata. E ela não precisa ser comparada a Ocasio-Cortez para ser relevante —como muita gente se apressou em fazer. 

 

Curiosamente, no mesmo momento em que Amaral enfrenta as consequências de seu voto favorável à reforma da Previdência, nos Estados Unidos, "o esquadrão", grupo de quatro parlamentares democratas, entre elas Ocasio-Cortez, é perseguido por Trump.

Alexandria Ocasio-Cortez, Ilhan Omar, Ayanna Pressley e Rashida Tlaib são deputadas de minorias raciais de primeiro mandato. O quarteto defende a extinção do Serviço de Imigração e Alfândega, o ensino superior gratuito, a saúde pública universal e o aumento da taxação das grandes fortunas. 

Ou seja, elas confrontam Trump pela esquerda, enquanto Tabata trava embates se colocando à direita dos figurões do seu partido e de boa parte de seu eleitorado. 

Enquanto todo o setor progressista votou para derrubar a emenda 5, que tratava dos direitos das mulheres, mas diminuía a pensão por morte que as viúvas recebem hoje, Tabata se absteve. No destaque à emenda que tentava manter o abono a todo trabalhador que recebe até dois salários mínimos, ou seja, 26 milhões de brasileiros, ela votou contra.

A deputada ainda recusou o convite para fazer parte da frente feminista antirracista, recém-formada com o objetivo de atuar em defesa dos direitos das mulheres para, por exemplo, conter as graves ameaças à Lei Maria da Penha ou a criminalização das lutas, dos movimentos sociais e suas lideranças. 

Tabata se identifica como sendo de centro-esquerda, e com certeza é uma aliada em algumas agendas. Mas até aqui, nas bolas divididas, a deputada expressou valores que representam o ideário liberal na economia e conservador nos costumes. 

A perplexidade de muita gente diante das escolhas de Tabata é curiosa. Ela nunca prometeu ser diferente do que tem sido. Não foi Tabata que se apresentou como paladina de uma nova esquerda, foi o desespero coletivo por uma nova esquerda que a consagrou assim. 

É importante manter a tensão deste lugar vazio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.