Antonio Delfim Netto

Economista, ex-ministro da Fazenda (1967-1974). É autor de “O Problema do Café no Brasil”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Delfim Netto

Esquerdismo

Todas as tentativas de organizar sociedades sem propriedade privada fracassaram

Já bem avançado nos anos, não esqueci a minha ingênua esperança juvenil de que seria possível construir uma sociedade que exaltasse as virtudes humanas (que por definição supomos existir) e condenasse a inveja, a ostentação, a vaidade e, principalmente, o miserável interesse pessoal que tudo mercantiliza. 

Nela haveria plena harmonia entre seus membros. Prevaleceriam a plena liberdade individual e a plena igualdade. Tratava-se de uma expectativa que, inconscientemente, dava como resolvido um problema fundamental: como se garantiria a subsistência material de seus membros? 

Não se procurava saber como essa sociedade se auto-organizaria para coordenar os desejos e as preferências de consumo de milhões de homens livres com a resposta de outros homens que, livremente, deveriam escolher suas atividades produtoras para satisfazê-los adequadamente.

É interessante indagar como a injusta e defeituosa sociedade em que vivemos e que nos constrange tem resolvido esse problema ao longo de milhares de anos. A resposta é: pelo aperfeiçoamento de uma instituição que chamamos de mercados. 

Eles não foram inventados. São produto do intercurso natural da divisão do trabalho entre os homens —esta os especializa e aumenta a sua produtividade. Estão crescentemente presentes na vida do homem, desde quando ele abandonou o nomadismo e começou a urbanizar-se.

Ficou claro, desde cedo, que a eficiência produtiva dos mercados exigia um Estado que garantisse a propriedade privada. Aprendeu-se, também, que o Estado tinha de ser forte, mas constitucionalmente limitado, para mitigar os inconvenientes distributivos construídos por ela, já apontados por Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen, que inspiraram Marx.

Qual é a alternativa a essa solução? 

Até hoje não se descobriu nada diferente de um Estado que impõe aquela coordenação. Mas, se é a autoridade quem decide, já não há nem plena liberdade nem plena igualdade, porque lhes faltam as informações (as mensagens) e os estímulos oferecidos pelas variações dos preços nos mercados livres que coordenam a oferta com a procura. 

Todas as tentativas (e foram centenas) de organizar sociedades sem o instituto da propriedade privada (que não é um direito natural, mas obra do pragmatismo do homem) fracassaram. 

O Estado todo-poderoso, uma vez frustrado, culpa a sociedade e exige mais poder para educá-la, até eliminar, em nome da liberdade e da igualdade, a própria liberdade (cada um tem que se comportar como ele quer) e a igualdade (cria castas: o governo e os “outros”).

É isso que nos promete, sem saber, o esquerdismo infantil.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.