Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Foca no limão

Ou eu me agarro às picuinhas ou vou sair pelas ruas gritando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eis uma lição que aprendi dos mais velhos: em vez de se desesperar com o descalabro da conjuntura global, concentrar a energia em irritações minúsculas. É como se, para ignorar o incêndio na casa, você focasse o desalinho de um quadro na parede. Atingir este elevado estágio de consciência não é fácil: requer a união de técnicas milenares do budismo tibetano com décadas de neuroses bem cozinhadas em 
banho-maria. Batizei o processo de “mindfulneuroseness”.  

Um homem está curvado com uma luneta simples olhando para baixo. Ele veste calça, suspensório e chapéu coco pretos e uma camisa branca
Publicada neste domingo, 24 de novembro de 2019 - Adams Carvalho/Folhapress

Mestre do “mindfulneuroseness”, meu avô, aos 90, no leito de uma UTI, não foi acometido por grandes comichões existenciais, tipo: “Deus existe?” ou “Do alto deste mirante, a minha vida faz algum sentido?”. Não. Ao aproximar-se do abismo, sua maior preocupação era a introdução do VAR no Campeonato Brasileiro de Futebol. Mudanças nas regras de arbitragem da CBF o salvaram do desespero diante do vazio. Se isso não é sabedoria, não sei o que é. 

Também venho tentando me proteger do mundo lá fora cultivando nas jardineiras das minhas pálpebras algumas flores de obsessão. Esta semana, por exemplo, consegui calar o grito de estupor diante da placa da “Aliança pelo Brasil”, feita de munição, revoltando-me com uma nova moda dos restaurantes. De uns tempos pra cá, se você pede a Coca com gelo e limão, o garçom pergunta: “espremido ou em rodela?”. 

Quando foi que começou esta palhaçada? Quem foi a primeira criança mimada que inventou de pedir limão espremido? E quem foi o primeiro adulto irresponsável que, em vez de mandar o cidadão aceitar o limão em rodelas como todos antes dele desde a invenção da Coca-Cola, trouxe uma mini-limonada 
num copinho de cachaça? 

Quem foi, também, que resolveu colocar hidratante na pia do lavabo? Você aperta o que acha que é sabonete líquido, esfrega as mãos e, em vez da esperada lisura espumosa, é como se tentasse lavar-se com guacamole. Durante um segundo, há um hiato cognitivo: a realidade parou de funcionar conforme suas regras, algo se rompeu na cadeia da normalidade. Aí cai a ficha: é hidratante. O sabão está do lado.

Pra que isso? Se alguém tem um problema de pele que requeira constante hidratação, deve levar seu próprio hidratante no bolso, não esperar encontrá-lo no lavabo da casa alheia.

“Digite o mês da data do seu aniversário”, pede-me o site do banco e minha vontade é ligar pro gerente e gritar “não é o ‘mês da data’, basta O MÊS!”. Perguntar “o mês da data” é tipo “Qual é a graça do seu nome?”. A pergunta não faz sentido nem se o seu nome for Um Dois Três de Oliveira e Quatro, pois neste 
caso a graça será evidente. 

Secador de mão a vento. Qual o problema com o papel? Papel é biodegradável. Feito com madeira de reflorestamento. Seca em um segundo. Ao passo que se você vai ao banheiro do cinema e encontra um desses secadores de vento, perde a sessão. Só lá pelos créditos, após desperdiçar 1 bilhão de kilowatts, as mãos irão secar.

Cazzo, o mundo acabando e este colunista resmungando por causa de picuinhas?! Exatamente. Ou eu me agarro às picuinhas ou vou sair pelas ruas gritando: “Vocês não estão vendo o que está acontecendo?! A Amazônia queimando! A temperatura subindo! Sessenta mil pessoas sendo assassinadas todos os anos no Brasil e o presidente lançando um partido cujo número é três-oitão? E o Trump?! E a cracolândia?! E as crianças nas ruas?! Ninguém vai fazer nada?!”

Eu vou: foco no limão.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.