Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Jantar de Temer já foi pintado por Machado de Assis

Tudo, nas imagens, é caricato, retrato tragicômico de uma elite brasileira que despreza o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“Por que Machado de Assis é bom?” —o garoto perguntou. “Eu leio na escola. A professora diz que é da hora, eu sei que deve ser, mas não entendo onde tá, tipo, a graça. Eu acho mó chato.” Tentando responder à pergunta, num bate-papo com alunos numa escola estadual, cito autores, críticos, repito chavões, falo difícil e vejo pelos olhos do menino que a minha explicação tá tão chata e abstrusa quanto os livros que ele tenta compreender.

Já em casa, sob o oráculo tardio e infalível da Lorenzetti, cai sobre mim o que eu deveria ter dito uma hora antes. “Machado de Assis é um gênio porque descreveu, há 150 anos, todo mundo que você conhece. Seu tio. O taxista da esquina. O colega mais rico e o mais pobre da turma. É difícil para você reconhecê-los pois o seu tio, o taxista, o colega mais rico e mais pobre da turma estão lá no livro de fraque e cartola, locomovem-se em carruagens e cabriolés, falam com o sotaque do século 19. Basta traduzir aquele século pro nosso, porém, e você vai ver a sua ceia de Natal inteirinha."

Adams Carvalho

Foi a Fernanda Torres, sempre brilhante, quem traçou o paralelo, num post, entre o calamitoso jantar do Naji Nahas pro Temer et caterva e outro jantar, em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Tudo, nas imagens de 2021, é caricato, retrato tragicômico de uma elite que ninguém, como Machado, soube pintar: “vulgaridade de caracteres, amor das aparências rutilantes, do arruído, frouxidão da vontade, domínio do capricho”.

O crítico Roberto Schwarz criou o conceito de “ideias fora do lugar” para explicar como os senhores de escravos brasileiros, nos debates sobre a abolição, citavam autores liberais para impedir o estado de “interferir em seus negócios privados”. Como seus “negócios privados” incluíam comprar e vender seres humanos, a apropriação indevida da teoria liberal é tão absurda quanto, digamos, um Paulo Marinho, um Paulo Guedes, uma Fiesp e outros apoiarem um fascista defensor da tortura para “modernizar o país”. Eis o tipo de valor que o conservadorismo brasileiro conserva.

Qual “ideia” mais “fora de lugar” do que aquele cenário cafona de rico paulistano no vídeo do jantar? Um pastiche de Versalhes ou “Downton Abbey”: papel de parede verde-musgo, sanca neoclássica, talheres de prata, vaso chinês. Nenhuma mulher, nenhum negro, nenhum traço do século 20, semana de 22 passou longe, Tropicália passou batido. É uma elite brasileira que despreza o Brasil, não conhece o Brasil, não merece o Brasil. Azuleja o quintal e planta ciprestes na calçada.

O fato mais tristemente machadiano do vídeo, porém, é que os caricatos comensais naquele bunker do conservadorismo pré-Revolução Francesa, aqueles fósseis do antigo regime, são tidos por muitos, hoje, como os “liberais” que nos salvarão das trevas. Esse pessoal que cita a escola austríaca de cima da liteira.

Não à toa, semana passada, a esquerda decidiu não ir às tristes manifestações do MBL e do Vem Pra Rua. Eu fui. Numa ditadura bolsonarista, minha vida corre risco, sob um governo do Temer & MBL & Vem Pra Rua, não. Mas pro pessoal do movimento negro, pros pobres, indígenas e todas as minorias Brasil adentro, tanto sob Bolsonaro quanto sob qualquer um daqueles delinquentes que riem de forma obscena no jantar, o pau de arara & a bala “perdida” & a vala comum são a regra. Há 521 anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.