Antonio Prata

Escritor e roteirista, autor de "Por quem as panelas batem"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Antonio Prata

Kafka 2023

Certa manhã, Franz acordou de sonhos intranquilos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Quando certa manhã...". Touuuuummm (alerta de zap). "Franz, aqui é a Adilene, secretária da Dra. Myrian, gostaria de confirmar sua consulta amanhã, às 10:30". "Olá, Adilene. Está confirmado. Tem onde parar o carro?".

"Quando certa manhã Gregor Samsa...". Ploim (alerta de email). "Franzêra, pra dividir os gastos da festa surpresa da Felice eu fiz um Splitwise. Baixa o app e coloca lá as suas despesas. Beijos do seu brother máximo, Max Brod". "Caro Max, não sei usar essas ferramentas. Me manda a conta e eu pago. Obrigado. Ps. Vc acha que a Felice gostou?".

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou...". Brrrrrrrrr (alerta da BBC). "Cientistas da Universidade Católica de Brandeburgo realizam o primeiro transplante total de cílios em roedores. A experiência é um marco na oftalmologia, pois...".

A ilustração de Adams Carvalho, publicada na Folha de São Paulo no dia 19 de Novembro de 2023, mostra o retrato do escritor Franz Kafka com seis grandes patas de barata tocando em seu rosto angustiado.
Adams Carvalho

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos...". Touuuuummm (alerta de zap). "Já pensou em morar numa casa com piscina a apenas 27 minutos de São Paulo? Pois a Gardênia Inc. acaba de lançar o condomínio Gardênia Garden Barueri, um exclusivo...".

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se...". Prrrrrrrr. Prrrrrrrr. Prrrrrrrr (celular vibrando em cima da mesa). Uma voz distante: "Alô, Claudinha?". Gritaria de crianças ao fundo. "Não tem ninguém aqui com esse nome". "Esse não é o celular da Claudinha?". "Já disse, é engano". "Ô, Lurdes! Tem um homem aqui falando que não é a Claudinha, mas foi a Claudinha mesmo que me deu esse...".

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama...". Brrrrlum (alerta de DM no Twitter/X). "FALA FRANZ AQUI E O GUIGAO A GENTE ESTUDOU NO QUINTAL DAS ARTES SEU APELIDO ERA ZOREBA KKKKK !!!!! E AI VOCE TEM VISTO O PESSOAL KKK ?????".

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num...". Touuuuummm (alerta de zap no grupo Debates Democráticos). "E se em vez da Palestina fosse a África do Sul na época do Apartheid e bombardeassem Soweto?! Cadê a coerência?!". "Coerência, Luiza?! Quem apoiou o golpe e o teto de gastos e depois ficou fazendo o L em tudo que é rede?!".

"Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num...". Touuuuummm (alerta de zap): "Não tem onde parar no consultório, mas nós temos convênio com o Estapar do Bradesco, só lembra de carimbar o ticket na saída". Touuuuummm (alerta de zap) "Claro que a Felice gostou, Franzêra! Você é que foi muito lerdo, vacilão!".

Franz abandonou o word e abriu o Instagram. Queria ver pela milésima vez as mesmas fotos da Felice, mas os dois primeiros posts eram, respectivamente, veja só, da Adilene (num caiaque) e do Max Brod (uma lasanha), Franz logo se esqueceu do que tinha ido fazer e seguiu no feed. "Veja como secar com JEJUM INTERMITENTE!". Depois, o vídeo de um gato vestido de mágico saindo de uma cartola. Depois, uma moça de biquíni se contorcendo para mostrar bunda e peito ao mesmo tempo, segurando um livro do Proust: "Pondo a leitura em dia!". Depois, uma turma do escritório amontoada numa selfie no barco viking do Hopi Hari.

Quando certa manhã Franz Kafka acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num poema monstruoso: "Andorinha lá fora está dizendo:/ — "Passei o dia à toa, à toa!"// Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!/ Passei a vida à toa, à toa...".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.