Bernardo Guimarães

Doutor em economia por Yale, foi professor da London School of Economics (2004-2010) e é professor titular da FGV EESP

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bernardo Guimarães
Descrição de chapéu Folhainvest

Por que as pessoas vão tão mal no day trading?

É um jogo de soma zero, como uma luta, mas não vemos contra quem lutamos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Qual deve ser a temperatura em Curitiba ao meio dia no próximo domingo?

Todo ano, meus alunos precisam buscar a melhor resposta possível a uma pergunta como essa para uma tarefa que vale nota.

Todos eles, invariavelmente, vão aos sites de previsão do tempo.

Até hoje, ninguém tentou assistir a vídeos no YouTube para aprender meteorologia. Nunca pensaram em olhar os gráficos das temperaturas passadas para adivinhar o futuro. Não passou pela cabeça de ninguém a ideia de buscar uma previsão melhor que a dos especialistas.

Razoável, né?

Curiosamente, porém, multidões buscam fazer exatamente isso no mundo do day trading.

Operador na Bolsa de Nova York - Michael M. Gantiago - 23.jun.2022/Getty Images via AFP

Day trading consiste em comprar e vender ações no mesmo dia. A ideia de viver disso é muito sedutora. Apostar é divertido, poder trabalhar com seu computador em qualquer lugar é conveniente, e quem acertar mais do que errar vai de fato ficar milionário.

O fato, porém, é que, a longo prazo, quase todo investidor individual perde. E a lógica por trás disso é a mesma que nos leva a crer que a previsão dos institutos de meteorologia é, em média, melhor do que faríamos se buscássemos aprender com vídeos no YouTube como prever o tempo olhando para gráficos de temperaturas passadas.

Preços financeiros são como previsões. Se todo o mundo achasse que a ação da Petrobras amanhã valeria R$ 0,10 a mais que agora, todos buscariam comprar —mas quem venderia? Esse preço não ficaria baixo assim.

Na realidade, participantes de mercado têm expectativas diferentes sobre preços de ativos. Assim, o preço de mercado de hoje reflete uma espécie de média das expectativas sobre o preço de amanhã.

Nesse mercado, temos instituições financeiras com os melhores equipamentos e especialistas em finanças, economia, métodos numéricos e ciência da computação. Gente que estudou muito, fez mestrado, doutorado, e só faz isso da vida. Seus computadores operam dentro da Bolsa.

Há também uma quantidade enorme de pessoas aprendendo no YouTube, lendo textos com menos de 50 páginas com alusões a termos complicados (como a sequência de Fibonacci), aparentemente sofisticados, mas essencialmente simplórios.

Quem vai ter a melhor previsão sobre movimentos de preços? Quem vai, em média, acertar mais?

Quem consegue prever melhor o tempo? Os institutos com equipamentos de ponta e especialistas em física e meteorologia, com muitos anos de educação e experiência, ou um indivíduo usando métodos rudimentares e seu computador pessoal?

Não sei muito sobre meteorologia, mas estudos empíricos sobre a performance de indivíduos no day trading existem.

Os pesquisadores Fernando Chague e Bruno Giovannetti fazem pesquisa sobre o comportamento e o desempenho de day traders e investidores individuais há muitos anos.

Em um de seus trabalhos, coautorado com Rodrigo De Losso, eles mostram que a esmagadora maioria dos day traders perde dinheiro, muito mais do que se operasse aleatoriamente. E o desempenho deles não parece melhorar com o tempo.

A maioria das pessoas que tenta lucrar no day trading percebe rapidamente estar num beco sem saída. Entretanto, uma minoria substancial persiste. Muitos só param quando o dinheiro acabou, a estrada chegou ao fim.

Investimentos de longo prazo no mercado financeiro podem trazer benefícios para quem compra e para quem vende ativos. Contudo, day trading é um jogo de soma zero, como uma aposta, um jogo, uma luta: se um ganha, outro perde. Só que a gente não vê contra quem está lutando.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.