Bia Braune

Jornalista e roteirista, é autora do livro "Almanaque da TV". Escreve para a Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bia Braune
Descrição de chapéu Todas

Nós gatos, Garfield, Félix e Nico, não nascemos sendo estrelas pop

Os bichanos não são o melhor amigo do homem, mas uma versão mais elegante e sofisticada de nós mesmos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, um conhecido compartilhou nas redes sociais algo que muito me indignou. Após semanas de ausência, feito Ulisses de volta a Ítaca, foi recepcionado por seu Argos caramelo, que correu heroico e feliz a seu encontro.

Momento deveras emocionante. Chuva de emojis de coraçãozinho. No entanto, pausei a imagem e reparei que, junto à porta, discreto e silencioso, já estava o gato da família. Ignorado pelas curtidas.

No cartum de Marcelo Martinez, um advogado lê a declaração de seu cliente, que é um gato: "Meu cliente gostaria de dizer que a caneca já estava assim quando ele chegou!". Ao seu lado, o felino disfarça, assobiando. No chão, na base da bancada, há uma caneca de café, caída.
Ilustração de Marcelo Martinez para coluna de Bia Braune de 22 de janeiro de 2024 - Folhapress

É fato que a internet faz muito pelos felinos, sempre brilhando na ribalta dos memes. De Schrödinger a Shrek, foi um longo caminho. Deles nasceu o mais experimental dos gêneros cinematográficos, conhecido como "vídeos de gatinhos". Fellini e Glauber —os pets de um amiga— representam essa vanguarda no Instagram.

Offline, a vida é outra. Aliás, todas as sete. São saltimbancos incompreendidos que já nascem pobres, mas não pop. Nos dicionários, seguem sinônimo de ladrões. Gatunos, mesmo quando têm ficha mais limpa do que suas caixas de areia.

A concorrência também não ajuda. De que adianta a altivez de seus antepassados egípcios, enterrados com pompa junto aos faraós, se a resposta à coragem indômita do Rin-Tin-Tin e à doçura melodramática da Lassie é a sarcástica pança de lasanha do gato Garfield?

Basta que se conte sobre a lealdade do cãozinho Hachiko à espera do falecido dono e, pronto, a esperteza do Mandachuva vai para a casa do caramba. De nada serve a maleta de utilidades do Gato Félix. Em seu privilégio felpudo, Aristogatas temem por seus pescocinhos. Não têm patê? Comam biscoito Scooby!

É por isso que todo fã dos felídeos torna-se advogado da causa bichana, trocando seus honorários por roçadinhas na perna. Dedicamos nossas vidas a provar que, sim, eles são tão legais —às vezes até mais, com perdão aos labradores fofos— quanto doguinhos. Quem me ensinou isso foi Nicolau.

Com a força de um amor que derruba barreiras e acaba com o estofado de qualquer poltrona, Nico transmutou a cachorreira convicta que me habitava.

Foram 16 anos de terna convivência, todo dia me esperando chegar. Miando feio ao pedir comida e carinho.

Amamentando sem leite os seus filhotes, só pelo aconchego, como muitos pais humanos não fazem. Aninhando-se a meus pés quando estava frio lá fora ou quando eu precisava de um calor quase humano.

Não, gatos não são os melhores amigos do homem. Eles são como o homem, em versão melhorada. Basta ter boa vontade e coração aberto, meritíssimo. Além de um rolinho removedor de pelos sempre à mão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.