Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Meirelles estreia em palanque contaminado por Temer

Filiação ao MDB rompe bolha econômica em que ministro havia se refugiado

Ao deixar a Fazenda para encarar planos incertos de se candidatar ao Planalto, Henrique Meirelles se entrega à contaminação que será provocada pela vinculação de sua imagem à de Michel Temer. A filiação do ministro ao MDB no momento em que se acumulam suspeitas contra o presidente rompe uma blindagem política que o chefe da equipe econômica conseguiu preservar por quase dois anos.

Traído pelo PSD, seu atual partido, Meirelles percebeu que precisava topar qualquer negócio para realizar o sonho de disputar a Presidência da República. Concordou em entrar no MDB sem garantias de que poderá mesmo concorrer e ainda aceitou fazer uma defesa sem pudores do governo mais impopular em décadas.

O ministro passou a participar com frequência de atos públicos ao lado do chefe e começou a citá-lo nominalmente em discursos elogiosos. Nesta segunda, declarou “satisfação” em participar “de um governo que está transformando o país, liderado pelo presidente Temer”.

Segundo as regras do acordo entre o MDB e Meirelles, a defesa do legado econômico que servirá de plataforma para a pré-campanha do ministro deverá estar explicitamente associada à figura do presidente. Além disso, enquanto a sigla não decidir qual dos dois será candidato ao Planalto, a dupla deverá entoar em coro um discurso de “união”.

O acerto já era nocivo para Meirelles, mas piorou com a operação policial da semana passada que apertou o cerco a Temer. O pacto só ajuda o presidente, que pega carona no discurso do ministro sobre a retomada do crescimento para tentar reduzir o impacto dessas suspeitas.

Meirelles não tinha alternativa, mas sua entrada no MDB acontece em péssima hora. Com atuação política tímida, o ministro passou incólume às crises enfrentadas pelo governo, mas a assinatura de uma ficha de filiação abonada por Temer deve finalmente estourar a bolha econômica em que havia se refugiado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.