Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu

Bolsonaro e militares mudam discurso para buscar poder nas urnas

Bancada da farda quer evitar ruptura que pode prejudicar pretensões eleitorais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cobrança de Jair Bolsonaro (PSL) pelo fim da paralisação dos caminhoneiros e a reação de militares aos pedidos de golpe para derrubar Michel Temer refletem uma guinada estratégica. Os políticos alinhados à farda querem assumir o poder pela porta da frente. Para isso, precisam manter o ambiente de crise até a eleição, mas no limite da ruptura.

O sucesso de Bolsonaro nas pesquisas presidenciais e a multiplicação de candidatos com origem nas Forças Armadas elevou a expectativa de sucesso desses grupos nas urnas. 

“Na minha opinião, dos meus amigos generais, se tiver de voltar um dia, que volte pelo voto. Aí chega com legitimidade”, disse o presidenciável do PSL, em sua entrevista à Folha.

A preocupação é evidente. Uma fissura a cinco meses da eleição —com a renúncia de Temer ou um golpe militar— provocaria uma desordem institucional e abriria um portal de incertezas. Nessas duas hipóteses, Bolsonaro e seus amigos provavelmente não herdariam o poder.

Para evitar uma ebulição fora de controle, os militaristas decidiram modular o discurso em relação à crise dos caminhões. Na contramão de sua base eleitoral, passaram a defender o fim da paralisação e se posicionaram contra o discurso intervencionista que surgiu nas estradas.

“Tem gente que quer as Forças Armadas incendiando tudo. E a coisa não pode ser assim”, afirmou o general da reserva Antônio Mourão.

Já Paulo Chagas, também general da reserva, tenta convencer seus seguidores nas redes sociais de que a ascensão deve ocorrer pelo voto. “A mudança começa agora, quando temos oportunidade de escolher outros e melhores políticos”, escreveu.

A pregação costuma vir acompanhada de uma ressalva: o questionamento da segurança das urnas brasileiras. Trata-se de uma válvula de escape que os permitirá alegar fraude em caso de fracasso eleitoral.

“Temos que ir às urnas. Se houver falcatrua, os caminhoneiros já nos ensinaram o que temos que fazer!”, publicou Chagas. Foi chamado de traidor por um defensor do golpe.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.