Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Eleições 2018

Vice simboliza esforço de Alckmin para tomar eleitor de Bolsonaro

Ana Amélia busca acentuar tom antipetista do tucano e recuperar espaço no campo

Geraldo Alckmin deu um passo largo à direita ao escolher Ana Amélia (PP) como vice em sua chapa presidencial. A senadora gaúcha se incorpora ao esforço dos tucanos para retomar um eleitorado conservador que votava no PSDB, mas migrou para Jair Bolsonaro (PSL).

Ana Amélia tentará devolver fôlego a Alckmin em cinco nichos: 1) no antipetismo; 2) no setor rural; 3) nos movimentos conservadores; 4) no debate anticorrupção; 5) no Sul.

A nova vice tende a acentuar as notas de polarização com o PT na campanha de Alckmin. Ana Amélia se notabilizou por um discurso agressivo contra Lula nos últimos meses.

Quando a caravana do ex-presidente foi recebida com ovos e chicotes em municípios do Rio Grande do Sul, em março, ela parabenizou quem “botou a correr aquele povo que foi lá levando um condenado”.

Bolsonaro ameaça dominar o ambiente antipetista. Alckmin desvia de confrontos violentos com o PT, mas pode escalar a vice como porta-voz para evitar que o rival reine sozinho.

 

Ana Amélia representa ainda uma tentativa de reconectar Alckmin ao campo. Integrante da bancada ruralista, ela defende o agronegócio e indicou ser favorável à posse de armas por produtores. A parlamentar também é um xodó do MBL (Movimento Brasil Livre). O grupo, que liderou protestos contra Dilma Rousseff, afastou-se do PSDB e corteja políticos considerados mais conservadores.

Os tucanos esperam aplicar Ana Amélia como vacina contra a corrupção que corroeu a imagem do PSDB. Defensora ferrenha da Lava Jato, a senadora seria apresentada como um selo de garantia para Alckmin.

A gaúcha é ainda uma aposta dos tucanos para ganhar terreno no Sul. Em 2014, Aécio Neves (PSDB) teve 50% dos votos na região. Alckmin aparece com 5% ali, atrás de Bolsonaro (22%) e Álvaro Dias (14%).

Alckmin cita Ana Amélia como potencial vice desde 2017. A ideia era descartada, pois seu perfil era tido como similar ao do tucano. A concorrência na direita, porém, obriga o candidato a arrumar a própria casa.


 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.