Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Toffoli pedirá 'prudência' ao Judiciário em discurso de posse

Em momento de instabilidade, presidente pede que STF seja garantia contra crise institucional

Dias Toffoli passa a ocupar a presidência do Supremo Tribunal Federal - Pedro Ladeira - 8.mai.18/Folhapress

​Em um momento de instabilidade política e institucional, o ministro Dias Toffoli pedirá "prudência" ao Judiciário em seu discurso de posse no comando do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta-feira (13).

"Não somos mais nem menos que os outros Poderes. Com eles e ao lado deles, harmoniosamente, servimos à nação brasileira. Por isso, nós, juízes, precisamos ter prudência", dirá o novo presidente da corte em seu discurso.

Toffoli disse a interlocutores que pretende marcar sua gestão por um diálogo com o Executivo e o Legislativo para que o Supremo atue como "poder moderador" diante da crise política do país.

"E se a política falha? Resta o pacto fundante: a autoridade da Constituição e do direito. E nós, o Supremo, somos os garantes deste pacto", afirmará.

Com o discurso inaugural, elaborado em um momento de incerteza política e eleitoral, o ministro quer dar um recado a seus colegas do Judiciário.

O objetivo é limitar os conflitos entre os Poderes e apresentar o Supremo como um garantidor da Constituição contra crises institucionais.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.