Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro quer um ministro terrivelmente submisso no STF

Presidente usa cadeira como chamariz, faz acenos políticos e busca proteção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro está de olho nas cadeiras do STF desde a campanha presidencial. Naquela época, o candidato falava até em ampliar o número de ministros do tribunal, para infiltrar uma tropa inteira no plenário. “É uma maneira de você botar dez isentos lá dentro”, teorizou.

A ideia ficou pelo caminho, mas Bolsonaro continuou explorando o poder de indicação para o Supremo como chamariz. Primeiro, surfou na onda anticorrupção e fez um aceno ao segmento evangélico. Agora, ele estimula uma competição entre candidatos dispostos a oferecer proteção a seu grupo político.

O primeiro a morder a isca foi Sergio Moro. Durante a campanha, Bolsonaro agitava o eleitorado antipetista ao sugerir a indicação do algoz de Lula para a corte. Já no Planalto, o presidente dizia ter firmado um acordo com o ex-juiz da Lava Jato. “A primeira vaga que tiver, eu tenho esse compromisso com o Moro”, afirmou, em maio do ano passado.

Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente do STJ, João Otávio de Noronha - Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro da Justiça mal conseguiu sonhar com a cadeira. Os conflitos com o presidente se acumularam, e Moro perdeu o lugar na fila.

Contrariado com decisões como a criminalização da homofobia, Bolsonaro ofereceu uma toga aos nichos conservadores de sua base. Um ministro “terrivelmente evangélico” passou a liderar bolsa de apostas depois que o presidente descreveu o perfil que buscava para o tribunal.

Aos poucos, Bolsonaro deixou o componente ideológico de lado e sugeriu estar disposto a premiar personagens que podem blindá-lo de investigações perigosas.

Quando Augusto Aras pediu o arquivamento do inquérito das fake news, em maio, Bolsonaro disse que o procurador-geral se encaixaria bem na corte. Depois, o favorito virou João Otávio de Noronha, presidente do STJ, que tirou da cadeia o incômodo Fabrício Queiroz.

Bolsonaro poderá fazer sua escolha em menos de cem dias, após a aposentadoria de Celso de Mello. O presidente ainda quer um ministro que sirva a seus interesses políticos —mas esses interesses mudaram.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.