Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

CPI precisa evitar show de falso equilíbrio dos bolsonaristas

Comissão deve deixar claro que ciência e medicina não são questões de opinião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Senadores governistas ficaram furiosos com o cancelamento de um par de depoimentos na CPI da Covid. Eles queriam receber dois médicos que defendem o uso da cloroquina contra a doença. Na mesma sessão, seriam ouvidos profissionais que apontam a ineficácia comprovada do medicamento. O show de falso equilíbrio foi desmarcado.

A CPI dá palanque para médicos, agentes públicos e parlamentares que tentam passar um verniz científico na negligência de Jair Bolsonaro. O presidente transformou em política oficial um remédio que não funciona, mas a tropa de choque do governo insiste em tratar esse delírio como uma questão de opinião.

Bolsonaristas fizeram uma aliança com médicos favoráveis à cloroquina com o objetivo de apontar alguma fundamentação técnica na escolha feita pelo presidente. O esforço é grande, mas não se sustenta.

Na terça (1º), a convite da tropa do governo, a médica Nise Yamaguchi defendeu o remédio e levou à CPI uma pilha de pesquisas que comprovariam sua eficácia. Quando o senador Alessandro Vieira (Cidadania) perguntou se alguma revista prestigiada havia publicado os estudos, ela não conseguiu citar nenhuma.

CPI da Covid durante o depoimento da médica Nise Yamaguchi - Pedro Ladeira/Folhapress

O debate enganoso faz com que aliados de Bolsonaro passem vergonha na comissão. Luis Carlos Heinze (PP) se notabilizou por despejar dados fora de contexto e sem critério para defender a cloroquina. Já Marcos do Val (Podemos) fabricou uma equivalência artificial ao dizer que é preciso "respeitar os que receitam e respeitar os que não receitam".

O absurdo dessa tática ficou evidente no depoimento da médica Luana Araújo. Desconvidada para um cargo no Ministério da Saúde por rejeitar o medicamento, ela precisou lembrar que "ciência não é opinião". "Eu posso juntar a opinião de um milhão de pessoas. Elas vão ser, ainda assim, opiniões", declarou.

Assim como o jornalismo não deve ser palco para propagadores de mentiras, teorias infundadas e informações distorcidas, a CPI precisa mostrar que nem tudo tem dois lados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.