Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Ministro faz jogo dos bolsonaristas radicais ao falar de máscaras

Queiroga vai contra a saúde pública ao alimentar ideia de que proteção é escolha pessoal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em sua segunda visita à CPI da Covid, o ministro da Saúde quis esconder o espírito negacionista que assombrava sua cadeira. Marcelo Queiroga admitiu que seu chefe dava maus exemplos e se encheu de orgulho para lembrar que havia editado "uma portaria obrigando o uso de máscaras" dentro da pasta. "Nós julgamos isso importante", declarou.

Considerando os passos seguintes do ministro, a medida só valeu pela propaganda. Queiroga agora diz ser contra a obrigatoriedade das máscaras. Em entrevista ao canal ultrabolsonarista Terça Livre, nesta quarta (18), ele afirmou que o país tem "muitas leis" e que é melhor conscientizar a população. Ficou por aí.

O ministro vai contra a saúde pública ao fazer uma concessão barata à turma radical que apoia Jair Bolsonaro. Aliados do presidente gostam de levantar a discussão sobre a obrigatoriedade da máscara porque querem que o equipamento seja encarado como uma escolha pessoal e não um pacto da sociedade para frear a transmissão do coronavírus.

Queiroga não é contra máscaras, mas lança seguidos acenos a essa obsessão bolsonarista. Em junho, ele fez o jogo do presidente e prometeu um parecer para dispensar o equipamento. Na semana passada, o ministro politizou o tema e falou em "desmascarar aqueles que, mesmo que nunca tenham usado máscaras, precisam ser desmascarados".

O timing das declarações é especialmente perigoso. Ainda que a vacinação tenha avançado, só um quarto da população está protegida com as duas doses, e uma pessoa pode transmitir o vírus mesmo que esteja imunizada. Países que haviam derrubado restrições ao uso de máscaras voltaram a discutir o uso do equipamento para conter a variante delta.

Outros agentes públicos já escolheram desgastar regras mínimas da pandemia para se alinhar ao presidente. Na terça (17), a subprocuradora-geral Lindôra Araújo disse não ver crime no fato de Bolsonaro sair sem máscara e ignorou estudos científicos ao dizer que há dúvidas sobre a "exata eficácia" do equipamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.