Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu congresso nacional

Congresso dá um presente ao manter Bolsonaro no baile político

Com derrota do voto impresso, presidente mantém ataques e prova que não vai seguir regras mínimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Às vésperas da votação que enterrou a proposta do voto impresso, o presidente da Câmara afirmava que os Poderes deveriam dançar "sem pisar no pé de ninguém". "Assim é um baile bom, assim é a vida", afirmou Arthur Lira, numa visão excessivamente otimista da harmonia entre o Congresso e o Palácio do Planalto.

Jair Bolsonaro já meteu o coturno nas canelas de meia República, mas continua sendo convidado para os arrasta-pés de Brasília. Desde o início deste mandato, o mundo político vende a versão de que é possível convencer o presidente a atuar dentro das regras mínimas da democracia. Ele mesmo, no entanto, faz questão de provar que não há a menor chance de isso ocorrer.

A decisão da Câmara de levar ao plenário o projeto do voto impresso é o exemplo acabado dessa farsa. Deputados diziam que seria possível encerrar a discussão ao rejeitar definitivamente a proposta. Circulou até a promessa de que Bolsonaro respeitaria o resultado da votação caso o texto fosse derrotado. Mas o espetáculo só serviu ao presidente.

Bolsonaro manipulou números da votação para cantar vitória. Disse que o apoio de 229 deputados era prova de que há desconfianças sobre as eleições e lançou novas suspeitas de fraude nas urnas eletrônicas, mesmo admitindo não ter evidências de nada. A Câmara deu um presente ao Planalto —e ainda fingiu que aquele era um gesto de firmeza.

Não é ingenuidade, mas interesse. Parlamentares já sabem que o presidente não vai se comportar de outra maneira e que seu único objetivo é o tumulto. Esses políticos, entretanto, preferem fingir que as pisadas no pé não doem e manter o arruaceiro no salão. Eles já se acostumaram à ideia de exercer seu poder com Bolsonaro no recinto.

O Congresso deveria prestar mais atenção nos sinais emitidos pelo próprio presidente. A cada vez que recebe a oportunidade de participar do jogo político, Bolsonaro demonstra que não está disposto a seguir nenhuma regra. Não será diferente daqui até 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.