Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

CPI mostra impressões digitais de Bolsonaro em crime premeditado

Presidente apostou em propagação do vírus e defende política oficial até hoje

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No dia em que a CPI da Covid apresentou um pedido para punir Jair Bolsonaro por nove crimes, o presidente fez uma espécie de confissão. Num palanque do interior do Ceará, ele defendeu a política oficial do governo, que impulsionou o país além da marca de 600 mil mortos na pandemia. "Fizemos a coisa certa desde o primeiro momento", declarou.

O relatório final da comissão atribui a Bolsonaro responsabilidade direta por parte do morticínio. O presidente investiu contra o distanciamento, desincentivou o uso de máscaras, patrocinou a distribuição de remédios ineficazes e atrasou a compra de vacinas porque apostava na propagação intencional do vírus.

"Essa estratégia, atrelada à ideia de que o contágio natural induziria a imunidade coletiva, visava exclusivamente à retomada das atividades econômicas", conclui o relatório.

Bolsonaro nunca escondeu que essa foi uma ação premeditada. No início da crise, o governo quis dar poder ao presidente para barrar por decreto o fechamento de atividades nas fases críticas da pandemia. Ele ainda manteve uma campanha agressiva contra o isolamento e, nesta quarta (20), repetiu a dose ao chamar a medida de "política nefasta".

A comissão também mostrou que o governo atrasou deliberadamente a compra de vacinas ao ignorar dezenas de propostas da Pfizer. A negligência não se deu ao acaso. Bolsonaro fez questão de estimular a contaminação no lugar dos imunizantes e declarou, mais de uma vez, que o vírus era a "melhor vacina".

Para convencer a população a se expor ao contágio, o governo ainda sustentou um kit de medicamentos milagrosos que transformariam a Covid numa gripezinha. Até hoje, o presidente dá guarida aos defensores da cloroquina e de estudos que usaram doentes como cobaias.

A CPI derrapou em diversos momentos, mas registrou as impressões digitais de Bolsonaro numa gestão que agravou a pandemia e pode ter deixado de salvar mais de 100 mil vidas. Será impossível alguém julgar que o presidente fez "a coisa certa".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.