Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu inflação juros

Preocupação com economia dispara no Brasil 'bombando' de Guedes e Bolsonaro

43% dos eleitores citam desemprego, inflação, fome e outros itens como principais problema do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo tem uma maneira peculiar de encarar questões urgentes como fome, desemprego e inflação. Enquanto adia a construção de soluções para esses problemas, Jair Bolsonaro diz que o Brasil é um dos países que estão se saindo melhor na economia, e Paulo Guedes jura que as coisas estão "bombando" mais uma vez. Falta combinar com o povo.

A preocupação com temas econômicos chegou ao nível mais alto em 15 anos. Segundo o Datafolha, 43% dos eleitores citam o desemprego, a inflação, a fome, a desigualdade, os salários ou a economia em geral como o principal problema do país atualmente. Os índices são mais altos na população de baixa renda, que é a mais afetada pela crise.

Números como esses não são vistos desde o fim de 2006, quando saúde, educação, violência e corrupção passaram a dominar a lista de temas que perturbam os brasileiros. Itens ligados à economia eram citados por 17% dos eleitores em 2010 e por 12% em 2014. Os índices foram a 28% no governo Michel Temer e a 26% no fim do primeiro ano de Bolsonaro.

A dupla Bolsonaro-Guedes comemora os resultados da economia, mas a população sente o impacto da crise. O desemprego atinge 14 milhões de brasileiros, a inflação está em 10%, a fome alcançou 19 milhões de pessoas em 2020, e gente que não tem o que comer disputa restos de carne e ossos nas ruas.

O cenário se tornou um problema político para o governo. O Datafolha mostrou que 41% dos eleitores veem "muita responsabilidade" da gestão Bolsonaro na alta de preços, e outros 34% enxergam "um pouco de responsabilidade". O presidente tenta escapulir: em palanques pelo país, ele alega que a situação só azedou por culpa da pandemia, dos governadores, da seca e da geada.

A economia foi um tema secundário da eleição de 2018. Bolsonaro aproveitou o calor do debate sobre a corrupção e explorou o medo da violência, mas não apresentou nenhum plano que fosse além de repetir o nome de Guedes. As coisas devem ser diferentes no ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.