Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

O que o eleitor conservador pensa sobre o governo Bolsonaro e 2022

Presidente ganha impulso desse segmento, mas alinhamento não é automático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dia antes de sair de férias pela segunda vez, Jair Bolsonaro comemorou o aumento do número de armas de fogo no país. Apesar de restrições impostas pelo Congresso e pelo STF, o governo entregou a seu eleitorado mais fiel uma flexibilização considerável neste item da agenda conservadora. A celebração sugere que o presidente deve transformar o tópico numa peça de propaganda.

Poucos pontos da pauta bolsonarista unem tanto a base do presidente como o acesso às armas. Entre os brasileiros que consideram mais segura uma sociedade com a população armada, 53% declaram voto em Bolsonaro no primeiro turno da próxima eleição. Só 25% votam em Lula, 8% em Sergio Moro, 4% em João Doria e 2% em Ciro Gomes.

Os números estão na última pesquisa do Datafolha. O instituto perguntou aos brasileiros o que eles pensam sobre as armas, o direito a opiniões racistas, a proibição de casais gays em propagandas, o risco do comunismo e a atuação de mulheres em determinadas profissões.

Bolsonaro tem um desempenho acima da média entre os eleitores que concordam com posições conservadoras na maioria desses itens. Neste grupo de entrevistados, 41% afirmam que o presidente faz um governo ótimo ou bom –bem mais do que os 22% que aprovam seu trabalho na população geral.

Esse segmento também impulsiona Bolsonaro no caminho até as urnas. No primeiro turno, o presidente chega a 41% das intenções de voto entre os brasileiros que têm opiniões conservadoras sobre a maioria dos pontos apresentados pelo Datafolha. É quase o dobro da marca que ele obtém no eleitorado completo.

Apesar dos números turbinados, a pesquisa revela que não há adesão automática de conservadores ao presidente. Entre eleitores que são contra a presença de casais homossexuais na TV, por exemplo, 40% declaram voto em Lula, e 32% escolhem Bolsonaro. No grupo que apoia a criação de um "dia do orgulho branco", o petista também aparece em vantagem: 50% contra 23%.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.