Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Polícias voltam a ser foco de preocupação em ano eleitoral

Protesto contra governador em MG reacende alerta de politização das forças de segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O país parece ter se acostumado a ver policiais fazendo política dentro e fora dos quartéis. No início da semana, agentes em Minas Gerais organizaram um protesto contra o governador Romeu Zema para cobrar um aumento salarial anunciado no início do mandato. As entidades que representam as categorias ameaçam fazer uma paralisação.

A tranquilidade com que os agentes foram às ruas reflete um lento processo de desestabilização das forças de segurança em muitos estados. Zema cometeu uma barbeiragem ao prometer um reajuste que não teria como pagar, mas a lei proíbe greves de policiais porque é preciso proteger até o governante mais inábil da pressão de homens armados.

O caso de Minas é uma obra coletiva. Dias antes do protesto contra o governador, o comandante-geral da PM mineira liberou a participação dos agentes e disse que defenderia os interesses da corporação. Zema fingiu não ver nenhuma quebra de hierarquia naquele episódio e afirmou que a manifestação dos homens da segurança era "absolutamente legítima".

Policiais se sentem livres para ignorar princípios básicos porque recebem apoio no mundo político. No fim do ano passado, a Assembleia Legislativa de Minas anistiou os agentes militares punidos por uma greve em 1997. No protesto da última segunda (21), dois deputados bolsonaristas pegaram carona no ato e subiram no palanque dos manifestantes.

A milhares de quilômetros de Belo Horizonte, governadores entraram em alerta. Diversos estados concederam ou negociam aumentos para as forças de segurança, mas ainda enxergam um interesse contínuo de agentes políticos na exploração de tensões com as polícias.

A preocupação se torna mais aguda neste ano eleitoral. Inimigo declarado de boa parte dos governadores, Jair Bolsonaro trabalhou ao longo dos últimos anos para reforçar seu vínculo com policiais nos estados. Para um presidente que sofre de delírios autoritários, ter tropas a seu lado é um fator essencial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.