Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu datafolha

Pesquisa Datafolha mostra impulso de Bolsonaro na classe média

Setor puxa alta do presidente, que ainda tem avanço tímido entre beneficiários do Auxílio Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O eleitor bolsonarista está à procura de um caminho de volta para casa. A nova pesquisa do Datafolha mostra que o presidente recupera espaço em segmentos da população que impulsionaram sua campanha em 2018, em especial setores da classe média.

Jair Bolsonaro deu um salto entre eleitores com renda de dois a cinco salários mínimos e reduziu significativamente a vantagem de Lula ali. Em dezembro, o presidente perdia para o petista nesse grupo por 53% a 36% na simulação de segundo turno. Agora, os dois estão em empate técnico, com vantagem numérica para o ex-presidente: 45% a 43%.

Os números indicam que a recuperação de Bolsonaro neste início de ano tem sido puxada por uma fatia da população que já foi simpática a seu projeto –mais do que por grupos recém-beneficiados por políticas direcionadas à baixa renda, como o Auxílio Brasil.

Embora tenha registrado um leve avanço, o presidente ainda apresenta um desempenho ruim nos segmentos mais pobres. Entre eleitores que recebem o Auxílio Brasil, Bolsonaro aparece 45 pontos atrás de Lula no segundo turno. A rejeição permanece estável entre os beneficiários: 62% dizem não votar nele de jeito nenhum.

A melhora dos números na classe média sugere que o presidente ganha terreno numa camada complementar a sua base cristalizada, composta por evangélicos e a população mais rica. Em 2018, eleitores de renda intermediária deram a Bolsonaro uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre Fernando Haddad no segundo turno.

O presidente também parece ter sido beneficiado por um refluxo na onda de bolsonaristas arrependidos. Em dezembro, só 36% dos entrevistados diziam ter votado em Bolsonaro no segundo turno de 2018; agora, 41% declaram esse voto.

Os dados indicam que o presidente tem potencial para atrair eleitores que estiveram a seu lado há quatro anos e se frustraram com as opções da chamada terceira via.

Apesar da vantagem de Lula, esse quadro é uma boa notícia para Bolsonaro. Ainda que possa ser abalada por novos choques na economia, sua recuperação começou mais cedo do que esperavam seus aliados.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.