Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Bolsonaro foi fiador de contrato político com pastores no MEC

Se corrupção ficar comprovada, será difícil afastar o presidente da cena do crime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro não instalou por acaso um pastor no comando do Ministério da Educação em seu segundo ano de governo. O presidente ofereceu a grupos religiosos um palanque ideológico e influência sobre operações milionárias com dinheiro público. Em troca, poderia reforçar suas conexões com o segmento evangélico e aproveitar os benefícios políticos dessa relação.

A aliança reproduziu a lógica de loteamento que Bolsonaro sempre tentou disfarçar. As suspeitas de corrupção sobre o ex-ministro Milton Ribeiro e os pastores que gerenciavam um balcão de negócios no MEC mostram que um dos principais grupos de sustentação política do presidente estava muito bem servido no acesso aos cofres do governo.

A assinatura do próprio Bolsonaro está no contrato dessa parceria. Numa gravação revelada pela Folha em março, Ribeiro disse que atenderia a um "pedido especial" do presidente e daria prioridade à liberação de verba intermediada pelos pastores.

Bolsonaro e o ex-ministro nunca negaram esse laço com os investigados. Ribeiro chegou a dizer que o chefe só havia pedido que os pastores fossem recebidos no governo, mas essa desculpa não melhorou a situação: a dupla esteve mais de 100 vezes no MEC e outras 45 vezes no Palácio do Planalto.

Autoridades aparecem de pé à frente de dezenas de pessoas em um auditório
Pastores que negociam recursos do MEC em evento na sede da pasta com o presidente Bolsonaro, no dia 10 de fevereiro de 2020 - Reprodução

A PF investiga se os pastores usavam esse acesso para facilitar a liberação de recursos públicos em troca de propina. Um prefeito acusa a dupla de ter pedido uma barra de ouro para direcionar a verba.

A prisão de Ribeiro atinge Bolsonaro porque o ex-ministro é um elo conhecido entre o capitão e os pastores. Não há indícios de que o presidente tenha recebido dinheiro no esquema, mas será difícil afastá-lo completamente da cena do crime se a corrupção ficar comprovada.

O escândalo não deve abalar a consolidada relação entre Bolsonaro e líderes evangélicos, mas arrasa a retórica anticorrupção do presidente. O esquema dos pastores não difere em nada daqueles protagonizados por partidos políticos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.