Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Negociações dão pistas de novo equilíbrio entre Lula e Lira

Petista recupera poder de articulação, mas presidente da Câmara preserva influência sobre deputados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ainda que alguns aliados de Lula tenham tratado o fim das emendas de relator como um xeque-mate em Arthur Lira, o jogo continua. A negociação que foi aberta assim que o STF acabou com o mecanismo de distribuição de verba dá pistas de como deve ficar o equilíbrio entre o Planalto e o Congresso daqui por diante.

O novo governo e o presidente da Câmara voltaram à mesa para discutir o destino dos R$ 19,4 bilhões que, até aqui, estavam sob controle dos congressistas. A decisão de partilhar essa quantia foi o primeiro sinal de que os dois lados estão interessados em procurar acordos, ao menos por enquanto.

Nas atuais circunstâncias, nem Lula nem Lira têm fôlego para impor todas as suas vontades. O petista precisava negociar a aprovação da PEC que abre espaço no Orçamento, enquanto o chefe da Câmara buscava caminhos para recuperar influência sobre a verba do governo.

O fim das emendas de relator deu vantagem a Lula nessa relação. A moeda corrente para a compra de fidelidade no Congresso deixou de ser o dinheiro operado por Lira, devolvendo valor à distribuição de ministérios e cargos na máquina federal.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Evaristo Sa/AFP

Nas negociações dos últimos dias, a equipe do presidente eleito ainda conseguiu turbinar essa carteira. Metade do dinheiro das antigas emendas de relator será destinada aos ministérios, o que deve engordar a verba das pastas que serão ocupadas pelos partidos aliados.

A decisão do STF permite que Lula amplie os mecanismos para formar e preservar uma base de apoio, mas Lira ainda é o líder de um sindicato capaz de distribuir benesses aos parlamentares. É dele a impressão digital do acordo que remanejou R$ 9,7 bilhões para emendas individuais dos congressistas (incluindo oposicionistas e infiéis).

Mesmo sem as emendas de relator, Lira ainda tem sustentação no plenário para se manter forte na disputa pela reeleição. A diferença é que, a partir de agora, o governo tem ferramentas que não dependem da boa vontade do presidente da Câmara.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.