Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Banco Central

Lula escolhe inimigos para enfrentar pesadelo do primeiro ano

Embate público com o Banco Central é reação política a risco prolongado na economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando ainda estava em campanha, Lula reconhecia que a economia daria trabalho na largada de um novo mandato. As contas do governo teriam que passar por ajustes, os ministros precisariam cavar resultados, e a atividade levaria alguns meses para reagir. Sentado na cadeira, o presidente percebeu que essa janela de tempo pode ser mais longa.

O petista passou a conviver com o pesadelo de atravessar todo o primeiro ano de governo num cenário de baixo crescimento e mercado de trabalho desaquecido. Auxiliares consideram que essa é a maior ameaça à popularidade de um presidente que chegou ao poder com uma promessa de recuperação econômica.

A briga de Lula com o Banco Central é parte de uma reação política a esse risco. Nas últimas semanas, o petista atacou a taxa de juros definida pelo órgão e chegou a anunciar a intenção de rever a autonomia concedida por lei à instituição.

O humor do presidente azedou depois que o BC indicou, na quarta-feira (1º), que os juros podem ficar no patamar atual até o fim do ano. Para os petistas, a decisão já afeta setores dependentes do crédito, com capacidade de matar o crescimento de 2023 e ainda transbordar para 2024.

Lula elegeu o comando do banco como um inimigo a ser enfrentado publicamente. O presidente ampliou o rol de adversários porque sabe que ligar o descalabro de Jair Bolsonaro à economia capenga garante um alívio temporário, mas não terá a mesma eficácia por mais de um ano.

O plano do governo é martelar a ideia de que a política do banco seria uma das principais barreiras ao crescimento e à recuperação do emprego —e de que Lula estaria de mãos atadas devido às regras de autonomia.

Petistas dizem que o embate também deve ser lido como uma convocação para que integrantes do governo reajam a esse quadro. Lula espera reduzir resistências internas e acelerar medidas de estímulo que dependem dos cofres públicos, como um reajuste do salário mínimo, um plano de obras nos moldes do PAC e a volta do Minha Casa, Minha Vida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.