Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu América Latina

Segunda onda rosa leva esquerda da América Latina para o divã

Choque geracional e ideológico expõe contraste agudo em política identitária e tolerância com autocratas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A segunda onda rosa na América Latina levou a esquerda da região para o divã. Líderes que assumiram o poder nos últimos anos defendem ajustes para evitar o que consideram erros do ciclo anterior, nas décadas de 1990 e 2000. Outras alas parecem convencidas de que a atualização da agenda desse campo pode significar sua destruição.

A justiça social é a ponte que une as duas ondas, com a redução de desigualdades e o papel do Estado como pilares principais. Contrastes agudos, por outro lado, são exibidos em público nas avaliações sobre a amplitude da chamada pauta identitária e na tolerância com condutas antidemocráticas.

Nos últimos meses, dois líderes de esquerda resumiram o que pode ser descrito como um conflito com raízes ideológicas e geracionais.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse em janeiro à repórter Sylvia Colombo que o "primeiro progressismo" cometeu erros. Eleito em 2022, o ex-guerrilheiro afirmou que os líderes da onda passada não deram atenção à mudança climática e criticou "o estatismo, a vigilância e a influência de Cuba" naquele ciclo.

Já Rafael Correa, que governou o Equador de 2007 a 2017, torceu o nariz para a geração atual. Em entrevista a Fábio Zanini no fim de março, ele fustigou o presidente chileno Gabriel Boric por suas críticas ao autoritarismo na Venezuela. Depois, afirmou que a esquerda erra ao posicionar no centro da pauta temas como aborto, direitos sexuais e casamento gay.

Os presidentes Rafael Correa, do Equador, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, durante encontro da Cúpula da América Latina e Caribe, na Bahia, em 2008 - Jorge Araújo/Folhapress

Parte da distância entre os dois grupos é fruto de um choque de visões de mundo –desde convicções morais até uma deferência ao socialismo do passado. Mas há também léguas de pragmatismo, sob o argumento de que a plataforma de costumes da esquerda espanta uma maioria conservadora na região e lança eleitores no colo da extrema direita.

Adiar ou interditar uma defesa enfática de direitos das minorias é um caminho cruel. Equivale a pedir que grupos vulneráveis permaneçam desprotegidos porque seria preciso evitar derrotas políticas. Ao mesmo tempo, expõe o dilema de que a vitória do conservadorismo levaria, na prática, à restrição desses poucos direitos.

Raro espécime das duas ondas, Lula escolheu o pragmatismo na última eleição ao manter o foco num discurso econômico voltado aos mais pobres, tentando fugir de armadilhas bolsonaristas no campo dos costumes. O petista, no entanto, manteve uma retórica firme em defesa dos direitos de minorias e absorveu itens da agenda verde –ainda que a frustração de sua base mais à esquerda seja inevitável no futuro.

Saio de férias por três semanas e dou aos leitores uma folga. Até a volta!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.