Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu petrobras

Lula busca 'efeito picanha' com corte de preço dos combustíveis

Governo quer gasolina barata como outdoor num momento de economia ainda frouxa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante a campanha, Lula apostou num tripé para puxar pelo bolso segmentos-chave do eleitorado. A volta do Bolsa Família buscava garantir a fidelidade dos mais pobres. O reajuste do salário mínimo tinha como alvo o trabalhador do degrau seguinte da escada de renda, enquanto a gasolina mais barata tentava seduzir parte da classe média.

O então candidato baseava o cardápio no "efeito picanha". A ideia de que esses eleitores teriam acesso à carne nobre virou propaganda para uma promessa de melhora do ambiente econômico, aumento do poder de compra e resgate da memória dos primeiros governos petistas.

Lula teve pressa para dar fluxo às medidas e evitar a frustração precoce do eleitor. Nesta terça-feira (16), a Petrobras anunciou que entregaria o terceiro item do pacote, com uma mudança em sua política de preços e o corte dos valores cobrados pela gasolina, pelo diesel e pelo gás.

A estatal não fez uma jogada radical nem deixou claro como vai formar os preços, mas entregou o que o governo queria: uma oportunidade política num momento em que a tração da economia continua frouxa.

O preço da gasolina é um capítulo importante do manual dos presidentes porque costuma ter alcance amplo e efeito imediato. Em condições favoráveis, pode contribuir para alimentar uma sensação de bem-estar econômico ao transformar cada posto de combustíveis num outdoor a favor do governo.

Ao longo do dia, petistas e aliados tentaram colher os dividendos, ecoando a plataforma da campanha. Pintaram o anúncio como uma demonstração de que Lula cumpre suas promessas, buscaram um contraste com os primeiros anos de Jair Bolsonaro e exibiram o corte como prova das vantagens do controle estatal sobre a Petrobras.

O tiro curto do governo pode atingir quase todos esses objetivos, mas a duração dos efeitos políticos vai depender de outros fatores —desde os detalhes da nova fórmula de preços até a pressão inflacionária sobre outras áreas da vida do eleitor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.