Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Congresso mostra as rédeas para controlar agenda do governo Lula

Barbeiragem do saneamento deu ao centrão chance de estreitar margem de atuação do Planalto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A barbeiragem do governo na tentativa de mudar o marco do saneamento expôs um problema bem maior do que uma possível derrubada dos decretos de Lula para o setor. A revisão das regras é considerada um item lateral da agenda do petista, mas o risco de derrota desse plano deve afetar toda a operação política do Planalto no Congresso.

Descrita por integrantes do próprio governo como "um resultado humilhante", a votação da Câmara mostrou que falta um termômetro na cozinha de Lula. Auxiliares do presidente foram incapazes de antever a reação dos parlamentares e, pior, conquistar a fidelidade de partidos que deveriam compor sua base.

A votação apontou que a União Brasil não é a única legenda que se sente confortável o suficiente para desafiar o governo, apesar do generoso espaço ocupado na Esplanada dos Ministérios. O MDB, até então considerado um parceiro firme, deu 31 de seus 32 votos contra o decreto de Lula —ainda que abrigue o ministro da área, Jader Filho (Cidades).

0
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) durante reunião em janeiro de 2023 - Gabriela Biló/Folhapress

A condução atrapalhada do tema deu ao centrão e seus aliados a oportunidade de exibir em público as rédeas com que pretendem controlar a agenda de Lula. Num recado pouco amigável ao governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a principal reforma do Congresso será "não deixar retroceder tudo o que já foi aprovado no Brasil".

Os partidos que formam maioria no Legislativo tentam reforçar suas posições como âncoras das medidas econômicas aprovadas por eles mesmos nos anos Michel Temer e Jair Bolsonaro, incluindo o marco do saneamento. O objetivo é explorar a flâmula da centro-direita para ganhar poder de barganha nas negociações com Lula.

O jogo torna a margem de atuação do governo ainda mais estreita. Lula deve abrir mão de fatias do Orçamento para atender às demandas dos parlamentares e, mesmo assim, continuar sob a mira de um Congresso disposto a apertar os limites de gastos do Planalto nas discussões do novo arcabouço fiscal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.