Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian

Reforma ministerial envolve concorrência dentro da base de Lula

Equilíbrio entre centrão e outros partidos da coalizão pode desaguar em mudança mais ampla no futuro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A arrastada negociação para o embarque do centrão no governo envolve uma concorrência dentro da futura base de Lula. A disputa passa pelo mercado imobiliário da Esplanada, com o espaço cobiçado pelos novos inquilinos e o tamanho do terreno ocupado por antigos moradores.

Na montagem do governo, Lula deu nove ministérios a partidos que não haviam feito parte de sua aliança eleitoral: MDB, PSD e União Brasil. Entraram no pacote latifúndios políticos como Cidades, Agricultura e Desenvolvimento Regional, com peso grande na distribuição de verba para os redutos dos parlamentares.

Nenhuma das três legendas devolveu uma quantidade de votos que deixasse o Planalto perto de uma maioria no Congresso. Lula pode alcançar essa marca com a adesão do PP e do Republicanos, mas a barganha feita pelo governo na escolha das pastas que esses partidos vão ocupar incomodou o centrão.

O grupo de Arthur Lira enxergou um jogo duro nos sinais emitidos pelo Planalto. O centrão quer comandar estruturas que facilitem o escoamento de emendas, como Esportes, Desenvolvimento Social e Caixa. Nas últimas semanas, o governo expôs resistências a esse plano.

O novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e o presidente Lula (PT) - Gabriela Biló/Folhapress

Negociadores de Lula falaram em preservar os três feudos e entregar ao centrão pastas como Ciência e Tecnologia ou Portos e Aeroportos, além de vice-presidências da Caixa. Um aliado de Lira reagiu com a queixa de que o governo queria apoio, mas só estava disposto a ceder "ministérios de quinta categoria".

O argumento do centrão é que o grupo representaria um acréscimo de 90 votos à base de Lula na Câmara, dando ao governo uma maioria confortável. Os cargos pedidos equivaleriam ao espaço ocupado pelo MDB, que tem 43 deputados e uma fidelidade pouco maior do que 30 votos.

Lula deve chegar a um acordo com Lira, mas o equilíbrio entre os partidos ainda deve voltar à mesa do presidente. A depender do apoio medido nas próximas votações, a questão pode desaguar numa reforma ministerial mais ampla no ano que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.