Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Governo Lula

Lula tira bom proveito do bônus do retrovisor e adia ônus para 2024

Petista usou oportunidade para pôr de pé um governo normal e terá um sarrafo mais alto pela frente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula tirou bom proveito do que pode se chamar de "bônus do retrovisor" neste primeiro ano. A decisão de interromper algumas das políticas mais destrutivas de Bolsonaro rendeu pontos logo de saída. O contraste também ofereceu a oportunidade de pôr para rodar uma gestão com pé e cabeça. Este é o governo que será julgado ao fim do mandato.

O meio ambiente, a diplomacia e outras áreas foram retiradas da zona de influência dos rancores da extrema direita. A transição para a normalidade fez com que um presidente pudesse ser cobrado por seus compromissos de preservação, por suas alianças internacionais e pelos resultados das escolhas feitas fora do campo das teorias conspiratórias.

A recuperação de uma agenda social fez com que o assunto deixasse de ser só uma ferramenta periférica para dar estabilidade ao governo. Houve até gente no Congresso preocupada com os custos dessa rede de proteção, apesar de ter ajudado o último presidente a arrombar o cofre para bancar um pacotão eleitoral.

Após quatro anos de preparação golpista e o ataque de 8 de janeiro, estabeleceu-se um governo que admitiu se submeter aos contrapesos de um Congresso conservador, sem convocar manifestações por um novo AI-5. Pelo lado negativo, buscou conforto num abraço reprovável com o Supremo e cedeu a uma acomodação exigida pelos generais.

Já o ônus de um governo considerado normal é um sarrafo mais alto. O efeito de comparação tem duração limitada, surgem menos maluquices para distrair o eleitor e há uma cobrança maior por resultados concretos. Não planejar golpe, não ameaçar tribunais, não detonar vacinas e não destruir a reputação do país conta muito, mas é insuficiente.

O verdadeiro desafio do terceiro governo Lula nem começou. Será preciso manter um equilíbrio na economia, tocar reformas na educação e na saúde além da correção de rumos, encontrar uma política racional para a segurança pública e, também, asfixiar os riscos de corrupção numa máquina inchada.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.