Bruno Boghossian

Jornalista, foi repórter da Sucursal de Brasília. É mestre em ciência política pela Universidade Columbia (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Boghossian
Descrição de chapéu Datafolha

Divisão política de 2022 produziu um eleitor encastelado

Decisão de voto criou identidades baseadas em candidatos e afetou até sensação de bem-estar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se um eleitor de Jair Bolsonaro resolver falar de economia durante a ceia de Natal, é muito provável que ele diga que o governo faz um trabalho ruim ou péssimo. Nesse grupo, duas em cada três pessoas têm uma avaliação negativa da gestão de Lula na área, segundo o Datafolha. O mesmo vale se o tema for combate à miséria ou ao desemprego.

O voto na eleição anterior é o marcador mais tradicional das opiniões sobre um governo. Em grande parte dos casos, um brasileiro de baixa renda que votou no candidato derrotado terá uma avaliação pior sobre a economia do que o brasileiro de baixa renda que ajudou a eleger o presidente, mesmo que as experiências dos dois sejam idênticas.

As divisões do ciclo político atual deram um peso extra ao fator voto nos julgamentos sobre o desempenho de um governo. Uma larga fatia de eleitores se encastelou em identidades determinadas por essas escolhas, se aferrou às plataformas defendidas por seus candidatos e se tornou menos permeável a avaliações baseadas em resultados.

Em alguma medida, essa filiação afeta até mesmo considerações que o eleitor faz sobre sua própria sensação de bem-estar. Só 16% dos bolsonaristas dizem que sua situação econômica melhorou nos últimos seis meses, e 43% dizem que piorou. Entre lulistas, 55% veem uma situação mais favorável, e apenas 10% apontam para um quadro pior.

A distorção aparece de forma acentuada entre oposicionistas, mas o cenário de polarização também tem efeito sobre eleitores de Lula. Neste segmento, algumas das áreas com melhor avaliação positiva são aquelas em que o governo representa uma virada em relação a Bolsonaro: cultura (64%), ciência e tecnologia (59%) e relações exteriores (58%).

A diferença é que eleitores que votaram em Lula parecem menos generosos em temas considerados sensíveis (e aí está um perigo para o governo). Um em cada três deles acha que o governo vai mal na saúde (32%), na segurança pública (31%) e no combate à corrupção (34%).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.