Bruno Gualano

É professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP. Também é autor de 'Bel, a Experimentadora'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Bruno Gualano
Descrição de chapéu Corpo

Qual é a causa da degeneração da pele preta?

A ciência do racismo revela que a ciência, ela própria, é intrinsecamente racista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Àqueles interessados na gênese do conceito de raça e, daí, das sociedades racistas, não podem deixar de ler "Who’s Black and Why?" ("Quem é Preto e Por quê?"), editado por Henry Louis Gates Jr. e Andrew Curran. Em 1741, a Academia Real de Ciências de Bordeaux lançou uma competição para resolver a questão: "Qual é a causa física da pele dos negros, a qualidade de seus cabelos e a degeneração de ambos?"

A obra tem o mérito de reunir os 16 ensaios submetidos ao prêmio. As tresloucadas explicações oferecidas pelos naturalistas para os traços negros (o clima, a bile, o sêmen, os poros da pele, a Divina Providência etc) ajudam a compreender o amadurecimento do conceito científico de raça, o qual transformou supostas diferenças cognitivas e físicas entre povos em categorias normativas e esquemas taxonômicos, com a finalidade de posicionar o branco europeu no pináculo de uma rígida hierarquia racial —e o negro na extremidade inferior dela.

Adornada com uma cientificidade iluminista fajuta, essa ideia de hierarquia racial atravessou, insidiosamente, diferentes momentos históricos, sempre sob a chancela da elite econômica e intelectual.

Imagem de um microscópio
Microscópio usado em laboratório - Jardiel Carvalho/Folhapress

Editores do periódico científico norte-americano The New England Journal of Medicine —um dos mais prestigiosos do mundo—, admitem a responsabilidade da ciência e do próprio jornal na vocalização desse racismo. Numa coletânea, cientistas revisitaram algumas das teses enviesadas publicadas pelo jornal desde 1812, data de sua criação.

O escrutínio nos lembra que foi um artigo do New England, de 1842, que propalou a falácia que negros escravizados seriam raramente propensos à insanidade. Para o autor do levantamento, Edward Jarvis, "a escravidão tem uma influência maravilhosa no desenvolvimento das faculdades morais e dos poderes intelectuais". A noção de que a liberdade causaria insanidade fora por décadas explorada, sagazmente, pelo sistema escravagista.

A abolição apenas reconfigurou os propósitos da hierarquia racial, com contínuo endosso da ciência. Num artigo de 1917, um médico da Flórida conjecturou que "um homem branco educado sob a influência de bebidas alcoólicas é uma visão triste e nojenta. Um negro nas mesmas condições é um tigre solto, um vulcão do qual todos devem fugir".

Narrativas dessa espécie corporificaram a tese pseudocientífica das raças desiguais, que se dispõe a justificar a indecorosa condição de vida dos negros por seus supostos "comportamentos ignorantes" e "características constitutivas", escamoteando, assim, o fenômeno explicativo mais evidente: a iniquidade racial. Eis um exemplo do nosso quintal. A Covid-19 vitimou majoritariamente negros no Brasil. Na precariedade de saúde, trabalho, educação, moradia e saneamento básico que marca o cotidiano das periferias, encontra-se a explicação sociológica para o desfecho. Há, porém, quem o analise pela ótica racialista, segundo a qual "esse tipo de povo é naturalmente festeiro, desordeiro, indisciplinado, por isso merecedor de seu destino". Sem o ópio da hierarquia racial, teríamos todos de engolir a seco o fato de que, durante uma pandemia das mais letais, serviços essenciais nos foram mantidos às custas "daquela gente" não essencial.

É da práxis científica identificar autoenganos para que não se repitam. Reconhecemos que o conceito de raça é impreciso para representar a ancestralidade e, consequentemente, a variabilidade genética humana. Também aceitamos que fatores socioeconômicos são potentes indutores de iniquidade no campo da saúde. E que o racismo é um relevante catalisador de desigualdades. Entretanto, a mais relevante lição que a ciência do racismo nos lega é que a ciência, ela própria, é intrinsecamente racista.

Prova disso é a acachapante sub-representação de negros na academia. No Brasil, 15% dos alunos de pós-graduação são pretos ou pardos. Na USP (Universidade de São Paulo), 2% dos docentes são negros. Entre os mais destacados pesquisadores brasileiros, homens negros perfazem 0,7% e mulheres negras inexistem. A ciência hegemonicamente branca produz um conhecimento árido, assimétrico, que invisibiliza a história, a cultura, os comportamentos e as necessidades dos negros, em violação ao direito de todos a usufruir dos benefícios do progresso científico e suas aplicações.

A ciência —que já se prestou a perscrutar o motivo da degeneração da pele preta— faria bem se questionasse a causa do estudo da sífilis de Tuskegee, que privou centenas de homens negros de tratamento adequado, sob o pretexto de investigar a história natural da doença; ou a causa do apagamento de Henrietta Lacks, paciente negra de quem cientistas do Johns Hopkins espoliaram células tumorais precursoras da linhagem HeLA, que revolucionaria a medicina. Conviria aos cientistas brancos, enfim, indagarmos: senão o racismo, qual é a causa da degeneração da ciência?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.