Catarina Rochamonte

Doutora em filosofia, pós-doutoranda em direito internacional e autora do livro 'Um Olhar Liberal Conservador sobre os Dias Atuais'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Catarina Rochamonte
Descrição de chapéu Folhajus

Como as democracias sobrevivem

Muitos intelectuais são responsáveis pela ascensão da extrema direita que repudiam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A importância de entender "como as democracias morrem" é cuidar para que sobrevivam. Elas podem morrer por processos violentos ou lenta degradação. Os movimentos também podem ser combinados, com a degradação abrindo espaço para processos violentos.

Alguns analistas viram no governo Trump um caminho de colapso da democracia norte-americana, que só seria restaurada com sua derrota na tentativa de reeleição. Todavia, Trump, apesar do seu acentuado personalismo e índole bravateira, não colocou em risco a democracia americana, que se mantém firme justamente por se sobrepor às idiossincrasias dos eventuais governantes. Pode haver conturbações mais ou menos graves devido à sua teimosia em relação ao resultado eleitoral? Pode. Porém, uma das características da democracia é suportar e superar convulsões, administrando os conflitos. Isto até certo limite, claro.

Há, no entanto, uma forma de degradação da democracia que tem avançado principalmente em países europeus: a covardia diante do fundamentalismo islâmico. Os recorrentes ataques terroristas a várias democracias europeias têm sido enfrentados com indignação ruidosa inicial e reação descontinuada em que se vai transigindo e capitulando gradativamente. O mais das vezes, a tibieza de alguns governantes é estimulada pela intelectualidade progressista em inumeráveis ensaios e artigos.

Por ocasião do assassinato do professor Samuel Patty em Paris e, em seguida, de três pessoas em Nice, o presidente da França, Emmanuel Macron, além de ordenar a ação pontual que matou alguns terroristas e prendeu outros, usou finalmente uma linguagem dura contra os islamitas. Pois houve quem preferisse relativizar o terror para repudiar a linguagem de Macron, que teria sido abusiva, melindrando cidadãos muçulmanos.

Essa covarde e demagógica retórica tem dado ensejo à retórica radical que se lhe opõe. Muitos intelectuais são responsáveis pela ascensão da extrema direita que repudiam.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.