Celso Rocha de Barros

Servidor federal, é doutor em sociologia pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e autor de "PT, uma História".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Celso Rocha de Barros
Descrição de chapéu machismo

Bolsonaro contra as mulheres

Que 'identitarismo' é esse que Bolsonaro conseguiu vender para parte dos homens brasileiros?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A essa altura, ninguém discute que Bolsonaro tem um problema com as mulheres. Isso ficou evidente em sua agressão à deputada Maria do Rosário, em seu elogio da tortura de Dilma Rousseff na votação do impeachment. O problema ficou ainda mais claro em sua campanha contra jornalistas mulheres, com ataques sórdidos contra Patrícia Campos Mello, Míriam Leitão, Amanda Klein e, mais recentemente, Vera Magalhães.

É cada vez mais claro que Bolsonaro só conseguiu se comportar mais ou menos bem na sabatina do Jornal Nacional porque os hormônios de William Bonner estavam ali, dando segurança psicológica para o presidente por mais que Renata Vasconcellos o questionasse.

Recentemente, aliás, em um discurso em que tentava usar a primeira-dama para melhorar sua imagem diante do eleitorado feminino, Jair resolveu puxar um coro em defesa do próprio pênis.

O presidente Jair Bolsonaro em evento no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

O machismo é parte do problema, é claro, mas políticos machistas, em geral, são capazes de se controlar quando é de seu interesse. O que faz Jair se descontrolar dessa forma?

Sobre isso, há duas hipóteses. Alguns acham que é porque Jair ataca quem denuncia seus crimes, e nos últimos quatro anos as mulheres fizeram melhor esse trabalho. Outros acham que é porque as mulheres brasileiras insistiram em cuidar de seus filhos quando Jair tentou matá-los na pandemia de 2020-2021 e na fome de 2022.

Os ataques às jornalistas sempre vêm quando um crime de Jair é descoberto. Campos Mello descobriu seu sistema clandestino de disparos de WhatsApp na campanha de 2018, Klein perguntou-lhe sobre os 51 imóveis que a família de Jair pagou em dinheiro vivo, Magalhães perguntou sobre a culpa de Bolsonaro na redução da cobertura vacinal brasileira, Leitão já denuncia Jair faz tempo por seus ataques à democracia.

O papel de destaque das mulheres —não só no jornalismo, mas também na política— na denúncia do bolsonarismo é notável. Já faço, inclusive, a aposta: se Lula ganhar e os militares saírem da briga, vai aparecer um bando de marmanjo que passou os últimos quatro anos escondido debaixo da cama e/ou puxando o saco do Guedes, fazendo pose de corajoso como se tivessem furado fila no desembarque da Normandia.

Mas ainda acho que o principal motivo do ódio de Bolsonaro contra as mulheres brasileiras se deve à insistência de nossas compatriotas em dar de comer a seus filhos, em cuidar para que não fiquem doentes.

Bolsonaro deixou os filhos das brasileiras sem vacina durante a pandemia; deixou os filhos das brasileiras sem comida durante a inflação de 2022. Há bem mais mulheres do que homens dizendo que experimentaram insegurança alimentar no Brasil nos últimos anos.

O que nos leva a repensar o problema: se há mais mulheres do que homens preocupados com a fome de seus filhos, não é que Bolsonaro tenha um problema com as mulheres, é que o Brasil tem um problema com parte de seus homens. Por que eles não estão preocupados com seus filhos?

Em minha primeira coluna sobre Bolsonaro, escrevi que bolsonarismo não era coisa de homem, porque homem é um tipo de adulto. Adulto cuida dos filhos. Adulto é a favor de vacina. Que "identitarismo" é esse que Bolsonaro conseguiu vender para parte dos homens brasileiros, em vez de oferecer-lhes emprego, renda e cidadania?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.