Cláudia Collucci

Jornalista especializada em saúde, autora de “Quero ser mãe” e “Por que a gravidez não vem?”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cláudia Collucci

Estudos apontam risco de 'efeito contágio' de ataques em escola

Notoriedade dada pela mídia aos autores incentivaria outros massacres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os ataques a tiros em escolas nos Estados Unidos nas últimas duas décadas resultaram em uma série de estudos que apontam que é preciso cautela da mídia ao noticiar massacres como o que ocorreu em Suzano nesta quarta (13) para evitar o chamado efeito contágio ou cópia.

Um deles, publicado na revista científica Plos One, encontrou evidências significativas de que tiroteios em escola e assassinatos em massa envolvendo armas de fogo são incentivados por eventos semelhantes no passado. 

Os trabalhos alertam para o fato de que a notoriedade dada aos autores dessas tragédias é um fator motivacional para que eles as cometam e, assim, alcancem um nível de fama que dificilmente teriam em suas vidas cotidianas.

A notoriedade funcionaria não apenas como recompensa para os autores como também como um “chamado à ação” para outros indivíduos que pensam como eles, motivando-os a realizar atos de imitação.

No tiroteio da Columbine High School, em 1999, em que dois jovens mataram 12 alunos e um professor, feriram outras 23 pessoas e depois se mataram, a avaliação dos estudiosos é que o ataque tornou os criminosos não apenas famosos mas também "heróis" entre jovens com algum tipo de desajuste.

Vinte anos depois, a dupla ainda acumula seguidores (conhecidos como columbiners), e autores de tiroteios posteriores se referiram a eles em cartas que deixaram antes de cometer o crime.

Em 2014, uma investigação da ABC News mostrou que, 14 anos depois de Columbine, pelo menos 17 atiradores escolares (e outros 36 estudantes que tentaram ataques, mas que foram impedidos) citaram diretamente o tiroteio de Columbine ou seus autores como motivação parcial para o ataque.

Nos EUA, há grupos como o No Notoriety (Sem notoriedade) ou o Don't Name Them (Não lhes dê nome) que pregam que a mídia deve mudar o foco de cobertura nesses casos, colocando a questão de segurança pública, as vítimas, os heróis de verdade e os sobreviventes como prioridade. Para eles, a única mensagem da mídia para os potenciais assassinos deveria ser: “Você não receberá mais fama desta forma”.

O No Notoriety foi criado pelo casal Tom e Caren Teves após um tiroteio em 2012 em um cinema em Aurora (Colorado), no qual 12 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas. O filho do casal, Alex, estava entre os mortos.

Como no caso de Columbine, o atirador de Aurora rapidamente se tornou um nome familiar, muito mais conhecido do que qualquer uma de suas vítimas.

O objetivo da campanha é desafiar a mídia a limitar o uso do nome e da imagem dos autores a algumas circunstâncias restritas. Por exemplo, se o atirador morrer no ataque, seria apropriado mencionar o nome após a polícia divulgá-lo, mas, depois disso, o grupo recomenda um “racionamento cuidadoso”.

“Não use o nome [do atirador] nas manchetes nem distribua fotos nas páginas de notícias. Mencione o nome apenas uma vez na história, se for preciso", recomenda o grupo. Também orienta a não publicar ou transmitir materiais de autosserviço produzidos pelos atiradores, como manifestos, postagens nas mídias sociais, armas e outros apetrechos usados no crime.

“Não os nomeie, não os mostre, mas relate todo o resto”, diz um título de um artigo acadêmico de dois criminologistas que apoiam propostas nesse sentido. Eles defendem que a mídia coloque ênfase nas vítimas, nos sobreviventes, nas comunidades e nos primeiros socorristas.

As propostas, no geral, vão contra as tradições da imprensa. Seja a brasileira, a americana ou qualquer outra. Afinal, um ataque a tiros em uma escola sempre terá grande interesse público.

Para os estudiosos, no entanto, esses cuidados não prejudicariam a disseminação de informações úteis. Na Finlândia, após dois tiroteios nas cidades de Jokela (2007) e Kauhajoki (2008), as organizações de mídia examinaram suas práticas e fizeram algumas mudanças. Por exemplo, divulgaram os manifestos dos atiradores (que se referiam aos atacantes de Columbine), mas não suas fotos e nomes.

Houve protestos de jornalistas, mas no final prevaleceu uma política semelhante à proposta na campanha No Notoriety. No Brasil, que agora carrega o oitavo ataque a tiros em escolas no currículo, essa discussão praticamente não existe. Mesmo nos EUA, veterano nesse tipo de crime, poucas instituições de mídia se animaram em adotar a política da não notoriedade.

Não se trata de não divulgar informações relevantes ao público. Mas, com as evidências e as experiências acumuladas ao longo do tempo em outros países, é preciso, pelo menos, discutir como adotar um comportamento mais responsável nessas situações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.