Claudio Bernardes

Engenheiro civil e vice-presidente do Secovi-SP, A Casa do Mercado Imobiliário

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Claudio Bernardes
Descrição de chapéu minecraft

Videogames são usados para ajudar no planejamento de cidades

Voluntários construíram réplicas digitais de bairros para cidadãos remodelarem espaços na Suécia

O planejamento urbano é uma atividade complexa, exercida por profissionais preparados para lidar com os intrincados problemas que envolvem desenvolvimento, crescimento e operação das cidades. Contudo, as cidades, além de toda infraestrutura física indispensável para sua existência, são compostas por pessoas, em torno das quais gravitam todos os problemas e as soluções urbanas, e isso não podemos nunca nos esquecer.

Existem inúmeros modelos e processos de planejamento e ocupação dos espaços urbanos e, em todos eles, a participação da sociedade tem papel central. Por essa razão, têm sido utilizadas, além dos modelos tradicionais, as possibilidades fornecidas pela tecnologia para permitir novas formas de comunicação entre cidadãos, planejadores e autoridades públicas.

O jogo Minecraft também já foi usado para projetar a reforma de uma praça em Les Cayes,  no Haiti, no projeto Block by Block, da ONU
O jogo Minecraft também já foi usado para projetar a reforma de uma praça em Les Cayes, no Haiti, no projeto Block by Block, da ONU - Reprodução

Porém, os processos de participação da população no entendimento e na proposição de soluções urbanísticas não têm se mostrado suficientemente adequados para o fim a que se destinam. Para a maioria dos cidadãos, investir tempo no conhecimento das propostas, estudar os planos, participar de reuniões e conversar com especialistas tem custo elevado, principalmente quando sentem que não podem realmente influenciar as decisões finais de planejamento.

Tendo esse problema em mente, um estúdio de videogames sueco, fundado pelo mesmo criador da plataforma Minecraft (videogame para construção de cidades), fez uma parceria com o governo da Suécia, com o intuito de desenvolver novas ferramentas de planejamento urbano, em especial, para a reestruturação de espaços públicos.

Constituídos pelos elementos que estruturam a cidade e, portanto, vitais para o sucesso de seu funcionamento, os espaços públicos são espaços culturais, sociais, políticos, econômicos, ambientais ou de lazer, que muitas vezes são negligenciados pelos planejadores, mas representam muito para os habitantes em seu entorno.

O primeiro programa desenvolvido utilizando a plataforma Minecraft foi o “Mina Kvarter”, que significa "meu quarteirão" em português, concebido para envolver os inquilinos de quase um milhão de apartamentos residenciais públicos em Estocolmo, na Suécia, na revitalização de seus bairros. A base do programa foi dar às pessoas que moram no local, por meio de ferramentas que lhes permitissem visualizar suas ideias, a oportunidade de fazer parte do processo de reestruturação da vizinhança onde estão inseridos.

Voluntários da comunidade Minecraft construíram réplicas digitais dessas áreas em computadores onde os cidadãos foram convidados a remover, construir e remodelar construções, praças, ruas e outros espaços públicos.

O Programa de Assentamentos Humanos da ONU (UN Habitat) fez parceria com o estúdio sueco para usar métodos semelhantes no Programa de Espaços Públicos Globais das Nações Unidas, com o objetivo de revitalizar 300 espaços públicos, começando em Nairobi, capital do Quênia.

O programa, chamado "Block by Block", utiliza-se de patrocínios para construir as renderizações iniciais, utilizadas depois pelos moradores para expor suas ideias. Os representantes da ONU coordenam oficinas de projeto participativo usando o videogame e procuram capacitar grupos comunitários a refletir, nas imagens construídas a partir do software, suas reais necessidades e desejos. Os resultados são depois levados às autoridades municipais.

Os espaços públicos são áreas que estimulam a interação social e ajudam na construção do senso de comunidade e identidade cívica. Todo esforço para melhorá-los e promover maior conexão das pessoas com sua cidade é necessário e muito bem-vindo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.