Clóvis Rossi

Repórter especial, foi membro do Conselho Editorial da Folha e vencedor do prêmio Maria Moors Cabot.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Clóvis Rossi

A palavra que arma mãos assassinas

Falta um mínimo de empatia a certos governantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Kirsty Johnston, repórter investigativa de The New Zealand Herald, mergulhou no mundo sinistro da extrema direita e publicou, já faz quase dois anos, extensa reportagem que seu jornal recuperou no dia seguinte aos atentados em Christchurch.

Kirsty constatou que a alt-right, o apelido mais suave para a extrema direita, vinha crescendo no país, inspirada “por acontecimentos além-mar, incluindo a eleição de Trump".

Acrescentava a repórter: “Eles [a alt-right] acreditam em conceitos como genocídio dos brancos e marxismo cultural —uma teoria conspiratória que proclama que marxistas se infiltraram no Ocidente para destruir valores cristãos e substituí-los por feminismo, multiculturalismo, direitos dos gays e ateísmo".

A premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, em encontro com representantes da comunidade muçulmana em Christchurch
A premiê da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, em encontro com representantes da comunidade muçulmana em Christchurch - via Reuters

Se você conheceu nos últimos 12 meses, pouco mais ou menos, gente com idênticas crenças não é mera coincidência.

A alt-right está presente nestes tristes trópicos, como constatou nesta Folha, na terça-feira (19) o notável colunista Joel Pinheiro da Fonseca (não é marxista, é um impecável liberal): “É em espaços assim [submundo da internet dedicado ao discurso de ódio] que se gestou a alt-right americana e a própria extrema direita brasileira que agora chega ao poder”.

A alt-right americana tem como guru um certo Steve Bannon, que foi conselheiro de Donald Trump na campanha e nos primeiros meses de governo e é, até hoje, o ídolo dos Bolsonaros.

O problema com discursos assim é que palavras podem matar ou, pelo menos, induzir a matar pessoas desestruturadas psicologicamente.

É por isso que David Leonhardt, editor da newsletter de Opinião do New York Times, escreveu, na sua coluna de segunda-feira (18): “O presidente Trump continua encorajando tanto a violência como o nacionalismo branco —e a violência do nacionalismo branco está crescendo. Não é uma coincidência. Ele [Trump] não merece ser culpado por qualquer ataque específico. Mas merece ser culpado por usar o maior púlpito de bullying do mundo para corroer nossa democracia e a segurança pública. Ele está se engajando em comportamento que tem assustadores ecos históricos e efeitos no mundo real".

Há um segundo comportamento desagradável em Trump: ele jamais demonstra empatia com vítimas de qualquer natureza. É o exato oposto de Ja­cin­da Ar­dern, a primeira-ministra neozelandesa, que chegou a dar uma lição de moral a Trump quando este perguntou o que os EUA poderiam fazer para ajudar depois dos ataques em Christchurch.

Respondeu Ardern: Trump podia mostrar “simpatía e amor por todas as comunidades muçulmanas”.

A jovem primeira-ministra (38 anos) disse, em entrevista coletiva, que os atentados atingiram a Nova Zelândia por representar “a diversidade, a bondade e a compaixão” e por ser “o lar daqueles que compartem esses valores e refúgio para aqueles que o necessitem".

Se houvesse mais Arderns e menos Trumps (e outros que você pode escolher), o mundo seria menos sombrio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.