Colo de Mãe

Cristiane Gercina é mãe de Luiza e Laura. Apaixonada pelas filhas e por literatura, é jornalista de economia na Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Colo de Mãe

Assim como mães, há pais que mudam rotina pelos filhos; veja histórias

Homens empreendem, voltam a estudar e até mudam de área após a paternidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mudar a vida pelos filhos é algo comum para as mulheres que são mães. No entanto, a alteração de rotina e de escolhas profissionais também têm chegado aos pais. Empreender, mudar de emprego e alterar os rumos da carreira e do dia a dia em nome da paternidade é um movimento que cresce.

Histórias de homens que conseguiram equilibrar a vida profissional e a paternidade inspiram outros pais, especialmente em agosto, quando se celebra o dia deles. Conheça duas delas:

O desejo de viajar sempre esteve presente na vida do servidor público Henrique Portanova, 44 anos, mas ele só conseguiu realizá-lo ao ser pai. Para isso, especializou-se no setor de milhas a ponto de focar sua vida profissional em dar cursos e orientações na área.

Henrique Portanova, 44 anos, com o filho Lorenzo, em viagens pelo mundo; pai especializou-se em milhas para levar o filho a conhecer outros países - Arquivo pessoal

Pai de Lorenzo, hoje com 11 anos, Portanova começou a estudar milhas em 2014, mas se aprofundou no assunto em 2019 e, hoje, ensina outros homens e mulheres as técnicas utilizadas em dois perfis na internet, o Milhas Para Todos, e o site Pontos para Voar.

Nos últimos anos, conseguiu levar o filho para conhecer mais de 15 países, além de diversas cidades do Brasil. E ele não esconde que a paternidade foi a mola propulsora de seus estudos, que lhe permitiram realizar seus próprios sonhos.

"É no conhecimento prático dessas culturas que acredito que conseguirei formar um cidadão exemplar", afirma.

Segundo ele, há técnicas que ajudam a ter cada vez mais milhas, proporcionando experiências como as que ele e o filho tiveram nos últimos anos.

"É possível acumular milhas desde as compras básicas de produtos de consumo no dia a dia, nas compras de roupas e eletrodomésticos, na utilização de um cartão de crédito com pontuação diferenciada, na utilização de aplicativos de pagamento e na assinatura de clubes de pontos e milhas", diz.

O acúmulo de pontos pode ser feito por meio de cartões que oferecem o serviço de milhagem, mas também é indicado fazer assinaturas de programas que aumentem a pontuação, ter os cartões de crédito que mais pontuam e estabelecer um planejamento que leve à compra de itens no momento certo, sem prejudicar o orçamento.

Rafael, 9 anos, em experiências que vive com o pai Filipe Cuvero, 44, criador de um perfil nas redes sociais para compartilhar a vivência com o filho - Makers_Dad no Instagram

Diversão nas redes

Para tornar o dia a dia com o filho Rafael, nove anos, mais divertido, o publicitário Filipe Cuvero, 44, da agência D’OM Soluções Improváveis, desenvolveu junto com o filho um perfil no Instagram em que compartilha as brincadeiras vividas pelos dois.

O perfil Makers Dad nasceu das experiências de pai e filho ao montar robôs, foguetes e até maquetes. As criações são de Rafael, mas com auxílio do pai. Segundo Cuvero, sua paixão por ilustração e tecnologia vem da infância, também influenciado por seu próprio pai.

Para ele, a dinâmica funcionou bem, abriu possibilidades para a carreira de diretor de arte e plantou uma semente que hoje ele cultiva na relação em uma relação muito próxima com Rafael.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.