Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra

Ignorância e cumplicidade

Se governo trata indígenas como obstáculo, quem os protegerá?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quantos brasileiros sabem quem são os macuxis, uapixanas, taurepangs, ingaricós, patamonas, oiampis, guajajaras, caiapós, mundurucus, guaranis, caiovás, ianomâmis, uaimiri-atroaris ? Com exceção de estudiosos, ONGs e das próprias etnias, diria que pouquíssimos. A invisibilidade dos povos indígenas brasileiros acentua sua vulnerabilidade.

Vejamos dois exemplos recentes. O deputado estadual de Roraima Jeferson Alves (PTB) quebrou a corrente que impede o trânsito noturno de caminhões pela BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista) no trecho que passa pela terra indígena dos uaimiri-atroaris. Essa etnia quase foi extinta nos anos 1970, quando da abertura da estrada e da construção da hidrelétrica de Balbina. A muito custo, teve seu território homologado no governo Sarney e conseguiu se recuperar. Uma ação na Justiça discute o controle noturno da estrada. Mas, no clima de vale-tudo que impera no Brasil, o deputado achou por bem fazer "justiça" com as próprias mãos. 

Jeferson Alves, deputado estadual de Roraima pelo PTB - Reprodução

Também em Roraima, registra-se a primeira invasão garimpeira de larga escala na reserva Raposa-Serra do Sol desde sua homologação, no governo Lula. As oligarquias locais nunca se conformaram com isso. Na época, o então governador, Ottomar Pinto, decretou luto oficial de sete dias em protesto. Dois senadores entraram com ação no STF questionando a demarcação, que foi confirmada em 2009 e todos os não índios tiveram que se retirar da reserva. 

Eis que agora o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) sentiu-se à vontade para gravar um vídeo num garimpo ilegal de ouro, dizendo tratar-se de um "trabalho fabuloso", que deve ser regulamentado pelo Congresso. Refere-se, claro, ao projeto do presidente Bolsonaro que libera mineração e outras atividades em área indígena. Se o próprio governo, embotado pelo véu da ignorância, trata os povos indígenas como obstáculo ao desenvolvimento, quem os protegerá? Sociedade passiva é sociedade cúmplice.
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.