Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra

O atentado na Argentina e o Brasil

A violência política adubada é a maior ameaça às democracias modernas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cena é aterrorizante. O cano do revólver quase encosta no rosto de Cristina Kirchner. Se a bala tivesse sido disparada, a vice-presidente argentina teria morrido com a cabeça despedaçada, diante das câmeras dos celulares.

Não pude evitar que a memória me trouxesse, como um relâmpago, as imagens do assassinato de John Kennedy, em novembro de 1963, nos EUA. O cérebro do presidente se desintegra. Jacqueline tenta recolher fragmentos dispersos no ar. O balaço de fuzil chocou o mundo e reverberou por gerações.

Na noite deste 1° de setembro, o brasileiro Fernando Sabag Montiel, que tentou atirar em Cristina Kirchner, esteve muito perto de produzir algo semelhante na América do Sul. São contextos diferentes, mas em ambos a violência política, o extremismo e o crime se impõem. O senso de humanidade se esvai por recônditos sombrios e inexplicáveis.

Quase 60 anos separam os dois episódios. E é muito difícil entender por que séculos de esforços e avanços civilizatórios ainda não foram suficientes para nos ensinar a resolver conflitos sem violência. A ciência política, a sociologia, as teorias econômicas, a polícia e a psiquiatria certamente têm explicações para o fenômeno do ódio que vai e vem, ao sabor dos acontecimentos históricos.

Por ora, não consigo expressar nada além da minha perplexidade e temores. A violência adubada e cultivada no exercício da política, amplificada pelos algoritmos e robôs, é a maior ameaça às democracias modernas. O vômito de ódio e extremismo tem poder de contaminação por metástase.

O 6 de janeiro de 2021 nos EUA e acontecimentos mais recentes bem perto de nós, como o ataque a uma comitiva de segurança do presidente colombiano, Gustavo Petro, a agressão ao irmão do presidente chileno, Gabriel Boric, e agora o atentado contra Cristina Kirchner, nos arremessam como uma flecha em direção ao imponderável, às vésperas da eleição que definirá o país que queremos ser.

Imagem de vídeo mostra o atentado contra Cristina Kirchner - TV Publica/AFP

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.