Cristina Serra

Paraense, jornalista e escritora. É autora de "Tragédia em Mariana - A História do Maior Desastre Ambiental do Brasil". Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Cristina Serra

Desejos de Ano-Novo para o Brasil

Aspiração imediata é que todo brasileiro volte a comer sempre que sentir fome

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ao presidente que sai (e que nunca deveria ter entrado), desejo processo, condenação e prisão. Anistia, não! Esquecimento, não! E sem essa de senador vitalício. Genocídio é crime sem perdão.

Ao presidente Lula, ao vice Alckmin e aos novos ministros, força e coragem. Vão precisar. Desejo que nosso compromisso com a democracia seja definitivo e a luta contra o fascismo permanente. Que política seja negociação e não chantagem, que construa consensos e não que aprofunde ódios e antagonismos. Espero instituições agindo dentro de suas competências com o sentido de urgência que o país requer. E que o Brasil volte a um patamar decente e salutar de normalidade.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin durante reunião com a equipe de transição, em Brasília - Lucio Tavora - 13.dez.22/Xinhua

É muita pretensão? Pois ainda almejo mais. Que o Supremo não demore um ano para decidir sobre imoralidades como o orçamento secreto (finalmente, derrubado nesta segunda, 19); que pedidos de vista não sejam "perdidos de vista"; que derrote sem demora a tese ruralista do "marco temporal" e garanta aos indígenas o direito de viver em paz nas terras que sempre foram suas.

É bem razoável pedir o retorno dos militares aos quartéis e que de lá não saiam. Nunca mais! Que respeito aos direitos humanos seja para todos e não dependa de classe, cor da pele ou orientação sexual. Aspiração imediata é que todo brasileiro volte a comer sempre que sentir fome. Para as crianças, peço vacinas e livros e que aprendam a plantar árvores.

Será devaneio essa teia de quereres? Tenho certeza que não. Os desejos de Brasil estão ao nosso alcance. Quanto a mim, tenho uma lista singela. Quero ouvir mais Chico e Tom, reler Vinicius, Drummond. Quero vento no cabelo, cheiro de mato, manhãs, quero estrada, quero mar, encontrar mais os amigos, os novos e os antigos, quero bênção, quero axé e o Círio de Nazaré.

Aos caríssimos leitores, dou férias de duas semanas. Volto em 3 de janeiro. A todos, saúde e esperança em 2023. É preciso estar atento e forte para a travessia!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.