Dan Ariely

Professor de economia comportamental e psicologia na Universidade Duke (EUA), autor de “Previsivelmente Irracional”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dan Ariely

Dinheiro divertido, Papai Noel, e se sentir velho

Você acha aceitável que os pais mintam para as crianças sobre a existência do Papai Noel?

Querido Dan,

Meus pais, ambos com mais de 60 anos, se aposentaram do serviço público, com uma boa aposentadoria mensal mais fundos de pensão. Quando eram jovens, enfrentaram muitas dificuldades financeiras que fizeram com que eles se tornassem bem econômicos. Eles não vão viajam, não jantam fora ou fazem qualquer extravagância; eles compram mantimentos abaixo do padrão, pegam o transporte público para economizar gasolina e se preocupam com as despesas pequenas. Eu quero que eles aproveitem o resto de suas vidas sem essas preocupações. O que devo fazer para mudar seu comportamento em relação ao dinheiro?

—Vivek

 

Vivek,

O problema dos pais é também uma grande vantagem. Economizar cedo na vida e viver modestamente é essencial para uma aposentadoria saudável, eu desejo que mais pessoas nos EUA se comportem dessa maneira. Você provavelmente deve muito do seu próprio bem-estar financeiro e da sua mentalidade em relação ao dinheiro para esse comportamento exemplar.

Dito isto, agora que seus pais estão confortáveis, seria bom se eles pudessem aproveitar mais a vida. Se eu fosse você, eu sentaria com eles e examinaria o balanço mensal deles para tentar descobrir quanto dinheiro está entrando todo mês e quanto eles estão gastando em itens essenciais.

Com esses números em mãos, eu verificaria quanta receita extra eles têm todo mês —chame essa quantia de “dinheiro para diversão”. Em seguida, eu pegaria dois cartões de débito pré-pagos e configuraria uma transferência mensal automática do “dinheiro para diversão”. Dessa forma, o “dinheiro da diversão” será reservado no início do mês com uma identidade física diferente e um propósito declarado —um pouco como as fichas em um cassino. Se você quiser que fique mais divertido, faça algo como colar nos cartões grandes adesivos vermelhos escrito DIVERSÃO.

Finalmente, durante os primeiros meses, você pode olhar a fatura do cartão com eles para ter certeza de que eles estão de fato gastando o dinheiro em coisas e experiências que os deixam mais felizes.


Querido Dan,

Você acha aceitável que os pais (e a sociedade em geral) mintam para as crianças sobre a existência do Papai Noel? Eu não, mas pareço estar em minoria.

-Charlotte

 

Charlotte,

Meu centro de pesquisa concluiu recentemente um documentário sobre desonestidade no qual entrevistamos indivíduos que cometeram erros, desde abuso de informação privilegiada até doping e infidelidade. Muitas pessoas, descobrimos, dão um passo errado, depois o justificam, depois dão outro passo errado, se justificam novamente —e logo estão em uma ladeira escorregadia de trapaças e mentiras.

Tudo isso é para dizer: é errado mentir para as crianças sobre o Papai Noel. Você pode começar com uma mentira sobre o Papai Noel, mas depois pode ser a Fada dos Dentes, e depois disso, talvez seja o Super-Homem, os Vingadores e quem sabe o que mais.

Mais seriamente: seus filhos vão descobrir em algum momento, e quando o fizerem, isso pode causar uma perda de confiança que pode ser muito problemática.

0
Menino olha para homem fantasiado de Papai Noel em escola de Michigan, nos EUA - Jeff KowalskyAFP

Querido Dan,

Quando eu era adolescente e meus pais tinham 40 anos, pareciam velhos para mim. Agora eu tenho quase 40 anos e ainda me sinto jovem. É verdade que permanecemos jovens por mais tempo hoje em dia? No século 21, quando as pessoas começam a se sentir velhas?

—Nina

 

Nina,

Apesar dos nossos incríveis avanços, não ficamos jovens por mais tempo. A diferença é sua perspectiva. Quando você olhava para os seus pais, você se considerava o padrão, ou seja, prestava menos atenção às diferenças que considerava positiva e superenfatizava as que considerava negativas. Quanto à sua pergunta sobre quando começamos a nos sentir velhos, isso é simples: começamos a nos sentir velhos quando desejamos mais uma boa noite de sono do que uma noite de paixão.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.