Gelo e gim

Coluna é assinada pelo jornalista e tradutor Daniel de Mesquita Benevides.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gelo e gim

Conheça o coquetel favorito de Miles Davis

Rob roy, brinde de hoje, vai para Miles, Eldridge, Betty Davis. E Vini Jr.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Agosto de 1959. Miles Davis tinha acabado de lançar "Kind of Blue". Famoso no planeta inteiro, seu rosto estava "no Monte Rushmore do cool, junto com Marlon Brando e James Dean", de acordo com um repórter.

Capa do disco "Kind of Blue" (1959), de Miles Davis - Reprodução

Na noite do dia 25, depois de ajudar uma jovem branca a entrar num táxi, ficou na frente da Birdland, autoproclamada "esquina mundial do jazz", dando autógrafos, fumando um cigarro. Foi abordado por um policial, que disse, com a proverbial truculência: "Circulando".

O trompetista explicou que trabalhava ali e mostrou as letras m, i, l, e, s, brilhando na marquise e fotos suas nos cartazes. Começou um bate-boca, juntou uma pequena multidão e de repente, bam!, um porrete surgiu do nada e acertou a cabeça do gênio do jazz. O sangue escorreu no elegante terno cáqui. Miles foi levado para a delegacia.

Seu comentário, na celebrada autobiografia escrita com Quincy Troupe: "Eu estava cercado de caras brancos. Aprendi que numa situação dessas não há justiça se você é negro. Nenhuma".

Miles faria aniversário nesta sexta, dia 26. Faz muita falta. Seu coquetel favorito era o excelente rob roy, que fica ainda melhor ao som de seus discos. "Bitches Brew", por exemplo. "Brew" quer dizer, literalmente, bebida fermentada.

Em alguns lugares, a expressão tinha caráter pejorativo. Era usada para designar cervejas aromatizadas, de baixa qualidade. Quem batizou a obra-prima foi Betty Davis, ex-modelo que se tornou a cantora mais original do funk. Casada com Miles por um tempo curto, apresentou o amigo Jimi Hendrix a ele. E o estimulou a ouvir álbuns de Sly Stone e James Brown. Ou seja, ela foi madrinha do "Bitches Brew" em todos os sentidos, essa "mistura foda" de jazz, funk, rock, psicodelia.

Ídolo de Miles, Roy Eldridge também enfrentou o racismo sob os holofotes. Especialmente no período em que era o único negro nas orquestras de Artie Shaw e Gene Krupa —como Vini Jr. no meio dos "Blancos" do Real Madrid; assim são chamados os jogadores do time (por causa da camisa, é certo, pero que lo hay, lo hay).

O trumpetista Roy Eldridge
O trumpetista Roy Eldridge - Reprodução

Um dos maiores sucessos do veterano trompetista, que transitou entre a era do swing e do bebop, chamava-se justamente "Old Rob Roy". Seria uma referência ao drinque? Ou ao herói escocês do século 18, Robin Hood das Terras Altas, cantado por Daniel Defoe e Walter Scott?

A primeira menção à mistura (foda) de uísque escocês com vermute data de 1894. Teria surgido no Waldorf Astoria, templo de conforto e lazer para brancos ricos. Ficava onde hoje se ergue o agulhão do Empire State. É uma versão do Manhattan, com o uísque substituindo o bourbon ou rye.

O livro "Cocktails of the Movies" garante que o rob roy aparece em "Anjos da Broadway", filme de 1940, dirigido e escrito por Ben Hecht, um dos roteiristas favoritos de Pauline Kael. Dá para ver no YouTube, sem legendas.

Mesmo para quem sabe inglês, nem sempre é fácil acompanhar os diálogos, ácidos, velozes. No malabarismo verbal de gângsteres, artistas decadentes e a dançarina interpretada por Rita Hayworth, o rob roy se perde. Alguém pediu?

Como os personagens estão sempre com uma taça, é grande a chance da carta de drinques ter sido bebida de A a R, no mínimo. Ou que o rob roy tenha sido especificado no roteiro.

No nosso script, o brinde vai para Miles, Eldridge, Betty Davis. E Vini Jr.


ROB ROY

60 ml de uísque

30 ml de vermute doce

2 lances de orange bitters

Mexa os ingredientes com gelo e coe para uma taça martini gelada. Decore com uma cereja marrasquino.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.