David Wiswell

Escritor, roteirista e comediante americano

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

David Wiswell
Descrição de chapéu Rússia

Militar vazou documentos secretos dos EUA para impressionar amigos

Como a minha esposa é brasileira, espionei por conta própria e já informei o governo americano que brigadeiro é bom demais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Força Aérea dos EUA jurou proteger os céus do país, mas parece que segredos internacionais são outra história. Jack Teixeira, um membro de 21 anos de idade da Guarda Aérea Nacional, foi preso, acusado de vazar informações muito sensíveis sobre países mundo afora para sua sala de chat sobre games e armas.

Dali, as informações vazaram para a mídia. O que foi vazado? Qual foi sua motivação? Por que ele tinha acesso a informações secretas do governo em vez de acesso a algo mais apropriado para um jogador de games de 21 anos, como maconha ou canções dizendo que a gente não deve confiar no governo?

Em foto sem data, Jack Douglas Teixeira, 21, membro da Guarda Aérea Nacional que foi preso pelo FBI acusado de vazar documentos sigilosos
Em foto sem data, Jack Douglas Teixeira, 21, membro da Guarda Aérea Nacional que foi preso pelo FBI acusado de vazar documentos sigilosos - Redes sociais via Reuters

Foram descobertos até agora mais de cem documentos vazados com avaliações de inteligência sobre mais de uma dúzia de países, entre os quais China, Irã, Coreia do Norte e Emirados Árabes Unidos. Embora o Brasil não pareça estar neste pacote, como minha esposa é brasileira ando fazendo um pouco de espionagem própria e já informei nosso governo que brigadeiro é gostoso demais.

Muitos dos documentos contêm inteligência sobre a guerra russo-ucraniana: pressões internacionais, comunicações, estratégias, preocupações e quais países estão dando assistência com forças especiais, além de informações delicadas sobre os pontos fortes e fracos da Ucrânia. Parece agora que um desses pontos fracos é... confiar seus segredos de segurança nacional aos Estados Unidos. Caramba.

Embora as agências americanas de inteligência afirmem que a maior parte das informações é autêntica e inalterada, vários países contestam os detalhes: os números de baixas de russos e ucranianos na guerra; o suposto encorajamento por parte da agência de inteligência de Israel a protestos contra políticas apoiadas pelo presidente do país; a descrição de que espiões russos estariam se gabando de uma aliança de inteligência contra os EUA com os Emirados Árabes Unidos, nosso suposto aliado.

Adoro a ideia de um espião fofoqueiro. É como uma estrela pornô tímida, um terapeuta passivo-agressivo ou um membro da Guarda Nacional vazando documentos e colocando a segurança nacional em risco.

Alguns documentos revelam que os EUA talvez estejam espionando nossos aliados poderosos mais próximos, como uma namorada ciumenta que checa o telefone do namorado para saber se ele a está traindo com os russos. "Eu sabia! Senti seu hálito de vodca e velhos manifestos comunistas!"

Parece que foi o cargo de especialista em informática na Guarda Aérea Nacional que deu a Teixeira o tal "acesso compartimentalizado sensível" que lhe permitiu ver informações altamente secretas, algumas das quais ele levou para casa. Ele teria vazado os papéis a seu servidor de chat "Thug Shaker Central", um grupinho de 20 a 30 teens de 20 e poucos anos interessados em games, armas e humor escrachado.

Os documentos então foram parar no YouTube, no 4chan, no Twitter e em canais de Telegram pró-russos. Um teen do grupo sugeriu que Teixeira era dúbio em relação ao governo americano. É irônico, porque depois dos vazamentos posso apostar que o sentimento é mútuo.

Mensagens trocadas no chat indicam que, apesar de esse ter sido o maior vazamento de documentos desde o do Wikileaks, em 2010, a motivação de Teixeira foi apenas o desejo de impressionar seus amigos. Para tentar impressionar meus amigos adolescentes, eu costumava fazer um som de pum com o sovaco ou cuspir e tentar engolir o cuspe de volta antes de cair no chão. Jamais teria imaginado que um dia essas seriam as maneiras de impressionar meus amigos com menos risco à segurança nacional.

Então o que vai acontecer com Jack? Ser acusado sob os termos da lei de espionagem por colocar segredos nacionais em risco pode lhe valer uma pena de dez anos de prisão para cada um dos mais de cem documentos. Ou seja, Teixeira pode estar com 1.021 anos quando sair da prisão. Quando, é claro, descobrirá que as calotas de gelo polares derreteram e o mundo é governado por piratas. Depois disso, imagino que ele será conduzido de volta à prisão... Por vazar os mapas do tesouro deles a outros piratas.

Tradução de Clara Allain   

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.