Deborah Bizarria

Economista pela UFPE, estudou economia comportamental na Warwick University (Reino Unido); evangélica e coordenadora de Políticas Públicas do Livres

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deborah Bizarria
Descrição de chapéu Enem

Tema do Enem reflete urgência de políticas para as mulheres

Políticas públicas que reduzam a carga sobre as mulheres são fundamentais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A escolha do tema da redação do Enem deste ano foi acertada, em que pese as polêmicas envolvendo outros pontos da prova. O tema escolhido foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Como sociedade, devemos mesmo debater como tornar visível o trabalho de quem torna a vida familiar e o funcionamento da sociedade melhores.

Colocando essa questão em números: mulheres ocupadas (que trabalham fora) dedicaram 6,8 horas a mais por semana em afazeres domésticos ou ao cuidado de pessoas do que homens em 2022, de acordo com a Pnad Contínua. Além disso, entre 2012 e 2022, o número de domicílios com mães solo aumentou em 17,8%, contribuindo com a disparidade existente. Houve um acréscimo de 1,7 milhão de mães solo em uma década, como aponta o levantamento de Janaina Feijó, pesquisadora do FGV Ibre. Para fechar o quadro, quase 3/4 dessas mães só residem em domicílios monoparentais, isto é, sem a presença de parentes ou agregados que poderiam contribuir nas responsabilidades familiares.

Essa sobrecarga de responsabilidades e tarefas deve ter impacto na produtividade e nos salários. Significa menos tempo disponível para se conectar com colegas e superiores, demandas urgentes e qualificação adicional para o trabalho remunerado. Hoje, as mulheres já ingressam no mercado de trabalho com um capital humano superior em 7 pontos percentuais em relação aos homens, segundo dados do Banco Mundial para o Brasil. Isso significa que elas possuem um nível de educação e capacidade produtiva mais elevados no começo da carreira. No entanto, ao longo da vida produtiva, ocorre uma inversão da vantagem inicial das mulheres em termos de habilidades e educação, fazendo com que apenas metade do seu potencial seja devidamente aproveitado, enquanto 75% do capital masculino é empregado no mercado de trabalho.

Mulheres sentadas em cadeiras, em sala, em duas filas
Grupo de executivas do mercado imobiliário participam de debate - Divulgação

Nesse sentido, políticas públicas que reduzam a carga sobre as mulheres, em especial aquelas que não têm rede de apoio, são fundamentais. E é isso que mostra a pesquisa de João Garcia, Rafael Latham-Proença e Marcela Mello. O estudo avaliou o impacto da expansão da oferta de creches públicas em São Paulo na participação das mães no mercado de trabalho. Assim, identificou-se que essa expansão aumentou em 6,4 pontos percentuais a participação das mães na economia formal após o nascimento do primeiro filho. Esses resultados destacam a eficácia das creches públicas como uma solução para mitigar a penalização das mulheres no mercado de trabalho pós-maternidade.

Mas a demanda por esse tipo de política pública muitas vezes também fica invisibilizada na medida em que o trabalho de cuidado e afazeres domésticos é pouco percebido. Se ao acordar o café da manhã está sempre pronto, a casa está limpa e crianças e idosos estão sendo cuidados sem a nossa ajuda, a tendência é acharmos, como sociedade, que se trata de tarefas de menor importância. Nesse contexto, a escolha do tema da redação do Enem deste ano foi pertinente, justamente porque aborda desigualdades que as mulheres enfrentam na vida doméstica e no mercado de trabalho.

Sem esse debate geral, será mais difícil reivindicar melhores políticas públicas, aquelas que consigam efetivamente ajudar mulheres a desenvolverem o seu potencial econômico e, consequentemente, ajudarem a transformar suas próprias vidas e a dos seus filhos.

Grafico
Reprodução

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.