Deborah Bizarria

Economista pela UFPE, estudou economia comportamental na Warwick University (Reino Unido); evangélica e coordenadora de Políticas Públicas do Livres

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deborah Bizarria

Onde estão os príncipes encantados?

Expectativas que homens sejam provedores podem contribuir com polarização entre gêneros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em diversos países desenvolvidos, observa-se uma polarização política acentuada entre jovens de 18 a 29 anos, de acordo com a revista The Economist. Há 20 anos, as diferenças políticas entre os gêneros eram quase imperceptíveis, mas até 2020 essa distância dobrou em relação à diferença de opiniões entre graduados e não graduados. Os jovens homens tendem ligeiramente mais à direita, enquanto as jovens mulheres mostram uma preferência acentuada pela esquerda, com uma disparidade de 27 pontos percentuais.

Nos EUA, essa divergência atingiu 1,4 ponto, um contraste significativo em relação a outros grandes países como o Reino Unido e a Coreia do Sul. Essa diferença sinaliza preocupações distintas entre gêneros, com mulheres jovens mais voltadas para questões de injustiça social, como violência e disparidades salariais. Embora alguns homens reconheçam essas questões, existe uma resistência considerável por parte deles, com alegações de que o feminismo teria excedido seus limites.

A diferença nas percepções entre sexos é evidente, especialmente entre rapazes, alguns dos quais são tão ou mais antifeministas que gerações mais velhas. Notavelmente, cerca de 80% dos sul-coreanos de 20 anos sentem que são discriminados, uma percepção não compartilhada por homens mais velhos ou mulheres de qualquer idade.

Estudantes sul-coreanas comemoram fim do período de exames - Park Jin-hee/Xinhua

Ainda segundo a revista, as razões por trás dessa divisão incluem discrepâncias educacionais, com garotos em desvantagem, experiências divergentes de sexismo em sociedades que evoluíram, e a influência de bolhas em redes sociais. Políticos de direita aproveitam-se retoricamente das queixas dos jovens homens, enquanto a esquerda frequentemente ignora seus problemas. Será que já não é hora de olhar para o lado masculino da moeda que é a desigualdade de gênero?

O debate sobre essas diferenças no mercado de trabalho muitas vezes negligencia a pressão que os homens enfrentam devido ao papel tradicional de provedor principal das famílias. As pesquisadoras Clotilde Coron e Géraldine Schmidt exploraram como esse status de provedor interage com o gênero para influenciar a percepção de insegurança no trabalho, concluindo que é esse papel, não necessariamente outras diferenças entre os sexos, que intensifica a sensação de insegurança.

Esta expectativa de provedor acarreta consequências significativas: o desemprego dos maridos (não das esposas) eleva o risco de divórcio, sobretudo em contextos onde prevalecem fortes normas de provedor e em famílias com filhos. Em diversos lugares, os tribunais de divórcio tendem a privilegiar as mães na disputa pela guarda dos filhos, e as políticas de aposentadoria frequentemente beneficiam as mulheres, permitindo-lhes aposentarem-se mais cedo, apesar de os homens ingressarem no mercado de trabalho antes e terem menor expectativa de vida. Além disso, o serviço militar obrigatório, particularmente rigoroso em países como a Coreia do Sul, reforça o ressentimento masculino.

Militares sul-coreanos e norte-americanos em exercício em Pocheon, na Coreia do Sul - Jung Yeon-je/Pool via AFP

A situação é agravada pela instabilidade crescente do mercado de trabalho e pelo fato de os homens, em média, apresentarem resultados educacionais inferiores. Diante dessas adversidades e da expectativa de garantir o sustento financeiro da família, muitos homens passam a apoiar políticas e partidos que prometem segurança no emprego e estabilidade econômica. Paralelamente, as mulheres, em sua luta por igualdade no trabalho e na sociedade, tendem a apoiar iniciativas que enfatizam a equidade de direitos e o suporte social.

Essa complexa interação entre o status de provedor, a insegurança no mundo do trabalho e a polarização destaca a necessidade de uma abordagem abrangente para enfrentar a crescente divisão entre os sexos. É fundamental que o debate público amplie seu escopo para incluir políticas que considerem a desigualdade de gênero sob uma perspectiva que também contemple as restrições impostas aos homens pelo machismo e pelas expectativas sociais, muitas vezes irrealistas.

A sociedade ainda enfrenta desafios para resolver eficazmente os dilemas que afastam jovens de ambos os sexos. Uma abordagem proposta inclui políticas como o fim do alistamento militar obrigatório e a adoção de uma licença-paternidade ampliada. Além disso, é necessário adaptar a educação para atender melhor aos meninos que apresentam dificuldades acadêmicas.

Nesse contexto, o autor Richard Reeves sugere promover a contratação de professores homens para os anos iniciais e considerar retardar a entrada de meninos na escola por um ano, levando em conta seu desenvolvimento mais gradual. Fortalecer a formação profissionalizante para direcionar os jovens a carreiras na saúde, educação e administração, áreas tradicionalmente menos escolhidas por eles, é outra estratégia possível. Implementar algumas mudanças pode contribuir para a melhor adaptação de meninos e homens às transformações globais, beneficiando igualmente ambos os gêneros.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.