Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

O conselho de Lincoln

O propósito do populismo, como o do presidente do México, é expressar amor pelo povo, ou pelo menos a parcela do povo unida contra os inimigos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O liberalismo precisa aprender com o manual dos tiranos populistas.

Nós temos que parar de apelar apenas para a cabeça e começar a apelar também para o coração.

Eu estive no México. O presidente esquerdista Andrés Manuel López Obrador (AMLO) terminará seu mandato no verão do ano que vem. Hoje ele é surpreendentemente popular no país, ostentando 60% de aprovação.

Portanto ele terá no próximo outono o poder para nomear seu sucessor, e o sucessor vencerá as eleições.
A verdade é que é improvável que López Obrador possa dominar seu sucessor. Isso é raro.

O russo Vladimir Putin o conseguiu quando exerceu temporariamente o cargo de primeiro-ministro.
No final da década de 1920, um presidente do México também fez isso, fundando a aliança de interesses chamada PRI (Partido Revolucionário Institucional), que dominou a política mexicana durante muitas décadas. Mas normalmente, como no Brasil e nos Estados Unidos, o novo presidente afirma sua independência.

Então, talvez o eleito acabe por reverter algumas das políticas idiotas que o presidente instituiu: uma de suas primeiras ações de López Obrador foi eliminar o novo aeroporto internacional da Cidade do México, apenas porque seus inimigos conservadores e liberais o apoiavam. A Cidade do México mantém um aeroporto dos anos 1990, mal conservado. E a economia do México como um todo está em ruínas.

No entanto López Obrador ainda é extremamente popular. Por quê?

Porque o populismo funciona, como o peronismo na Argentina ainda funciona. E como também o bolsonarismo quase funcionou?

Em 1842, Abraham Lincoln, um jovem advogado muito sábio para sua idade, explicou: "Se você quiser ganhar um homem para sua causa, primeiro convença-o de que é seu amigo sincero. Do contrário, assuma ditar sua opinião, ou comandar sua ação, ou marcá-lo como alguém a ser evitado e desprezado, e ele recuará para dentro de si mesmo".

O presidente do México realiza uma chamada coletiva de imprensa, com jornalistas selecionados, todos os dias. Durante duas horas. Duas horas de amor ao povo e desdém pelos fatos. Se um fato contradiz sua opinião, ele afirma: "Tenho meus próprios dados". Mas seu objetivo principal não é argumentar, "ditar sua opinião", nas palavras de Abraham Lincoln.

O propósito do populismo é expressar amor pelo povo, ou pelo menos a parcela do povo unida contra os inimigos, sejam judeus ou algum grupo específico, repetidamente. Durante duas horas por dia. Funciona.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.