Deirdre Nansen McCloskey

Economista, é professora emérita de economia e história na Universidade de Illinois, em Chicago

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deirdre Nansen McCloskey

A verdade econômica e a beleza

A economia real é adaptada ao mundo e às nossas ideias de simetria e persuasão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"A verdade é poesia." A verdade da física é uma matemática que os físicos costumam chamar de "bela".

O "Concerto para Flauta e Harpa" de Mozart é lindo e verdadeiro. Admirando uma urna grega, o poeta romântico inglês John Keats (1795-1821) declarou: "A beleza é verdade, a verdade, beleza –isso é tudo o que vocês conhecem na Terra e tudo o que precisam saber".

A economia real e verdadeira é assim, adaptada tanto ao mundo como às nossas ideias de simetria e persuasão. O grande economista A. C. Harberger (n. 1924), que, como eu, educou os Chicago Boys do Brasil e do Chile, gosta de dizer que uma boa peça de economia "canta".

A maioria das pessoas pensa que não gosta de poesia. Isso não é verdade, de fato, porque elas ficam fortemente comovidas pela letra das músicas, que é poesia. Na Grécia antiga, toda poesia era cantada, não recitada. Mas quando na escola as crianças são obrigadas a ler, não a cantar, "Os Lusíadas", o poema épico de Luís Vaz de Camões (1572), elas adormecem.

Ambas são verdades –que uma marca da verdade é sua beleza poética e que a resistência a tal verdade é generalizada. É lindo que oferta e demanda trabalhem juntas para determinar o preço e a quantidade da carne no Brasil. Mas as pessoas negam isso rotineiramente e oferecem sugestões para controles de preços, com resultados desagradáveis.

Montagem de fotos mostra comparativo de preços em feira livre da rua Ministro Godói, zona oeste de São Paulo
Preços de cenoura em feira livre na zona oeste de São Paulo - Danilo Verpa - 12.ago.23/Folhapress

É lindo e verdadeiro que grande parte da nossa vida, como a língua portuguesa e os nossos padrões de amor e amizade, e grande parte da nossa vida econômica sejam o resultado de uma ordem espontânea, como a ordem espontânea de uma floresta.

No entanto, as pessoas negam isso rotineiramente, substituindo a beleza econômica por uma crença em políticas de cima para baixo, conduzidas por aquelas pessoas excelentes e sábias chamadas políticos.

É bonito, e verdadeiro, pela "paridade do poder de compra", que a taxa de câmbio do real brasileiro varie inversamente ao nível de preços brasileiros. No entanto, os políticos decisores negam isso e pensam que podem controlar cada um independentemente do outro.

É bonito, e verdadeiro, pela "equalização dos preços dos fatores", que o comércio externo de bens, de capital e de trabalho sejam substitutos um do outro. Mais uma vez, os decisores políticos negam isso.

É bonito e verdadeiro que a única forma de os salários reais subirem é por meio do crescimento da produtividade. Mas ...

Lindas e duras verdades. Delicie-se com elas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.