Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli

Matemática do analfabetismo

Educação pública, desprezada na pandemia, não ocupa muito tempo de candidatos presidenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A sorte foi lançada em julho de 2020, quando um matemático decretou que "as aulas absolutamente não podem voltar em setembro" –e seu modelo apocalíptico alcançou as manchetes da imprensa profissional. A santa aliança política contra a reabertura escolar triunfou, deixando-nos a herança de uma geração de analfabetos. A prova encontra-se nos resultados do Saeb, que revelam apenas a ponta emersa da tragédia, como explica Maria Helena Castro.

A Unesco mantém registro detalhado sobre os fechamentos de escolas. As escolas brasileiras permaneceram total ou parcialmente fechadas por quase dois anos. É um triste recorde, compartilhado por raros países. Na Grécia e na Itália, as escolas fecharam por menos de um ano, um padrão para a Europa. Nos EUA, as escolas jamais fecharam totalmente. A alegação relativa ao impacto da pandemia não se sustenta. Temos, desde o início de 2020, 3.180 óbitos/milhão hab. Na Grécia, são 3.280; na Itália, 2.930; e nos EUA, 3.225.

A alegação relativa aos níveis de renda não resiste à análise. Na África do Sul, o fechamento total não ultrapassou um trimestre e o parcial, outros três: o país reabriu escolas a cada intervalo entre ondas da Covid-19. A África, de modo geral, manteve aulas presenciais por todo o ano de 2021.

Escola em São Paulo fechada na pandemia - Rubens Cavallari-11.set.20/Folhapress

Escolas fechadas por períodos insanamente prolongados caracterizaram apenas a América Latina, região que se destaca pelo desprezo dos governos em relação à educação. Mesmo na região, porém, o Brasil figura entre os piores exemplos, atrás do Chile, da Colômbia e até da Argentina, países que também enfrentaram ondas devastadoras de mortes.

Vitória (ES), reabriu antes, em março de 2021, graças à coragem de uma secretária municipal, que teve o amparo do Todos pela Educação. No dia do retorno, aguardava-a na secretaria um simbólico caixão de criança, cortesia de sindicatos de professores. A política, não o vírus, explica a catástrofe evidenciada pelo Saeb.

No Brasil, faltam consensos nacionais. A pandemia trouxe, porém, um consenso pelo fechamento das escolas. A santa aliança contra a educação pública estendeu-se da extrema esquerda à extrema direita, abrangendo governadores e prefeitos dos mais diversos partidos. Nela ingressou também Bolsonaro, que clamava cinicamente pela reabertura escolar enquanto recusava-se a mover sua caneta para determinar a retomada das aulas presenciais nas escolas técnicas federais.

Ciência? Diversos artigos científicos divulgados pela OMS e pela Unesco comprovaram que só se justificavam fechamentos de escolas durante períodos de rígidos lockdowns. Além disso, as reaberturas escolares em países ricos ou pobres logo revelaram-se seguras. Por aqui, contudo, os "especialistas" só aderem à ciência quando ela confirma suas inclinações políticas. Disso, floresceu uma "ciência alternativa", alinhada ao sindicalismo docente, engajada em amontoar cadáveres virtuais no palco iluminado dos meios de comunicação.

A falência de nossa educação pública não ocupa muito tempo dos candidatos presidenciais. (A exceção, ao menos nesse aspecto, é Ciro Gomes, que apresenta propostas inspiradas nas iniciativas de sucesso do Ceará). O choque do Saeb passará rápido, dando lugar aos manifestos militantes por cotas raciais eternas no ensino superior. Adoramos fantasias.

O matemático-profeta das mortes em massa logo retroagiu de seu modelo estatístico, substituindo-o por um alerta embebido na pureza mais celestial: "a morte de uma única criança não vale a reabertura escolar". O argumento funcionaria como razão para fechar definitivamente as escolas, com ou sem coronavírus. O problema é que o Brasil operou sob esse paradigma obscurantista por tempo demais, indiferente aos direitos de uma geração de crianças.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.