Demétrio Magnoli

Sociólogo, autor de “Uma Gota de Sangue: História do Pensamento Racial”. É doutor em geografia humana pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Demétrio Magnoli
Descrição de chapéu Rússia

Silêncios que falam

Brasil não precisa se somar às sanções à Rússia, mas condená-las é legitimar a guerra imperial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil "vai voltar a todo mundo", garantiu Mauro Vieira, novo ministro das Relações Exteriores. Não é a ideologia, mas o interesse nacional, que guiará nossa política externa. As declarações marcam uma nítida ruptura com a orientação bolsonarista, que fechou-nos num casulo de relações preferenciais com governos da direita nacionalista e correntes do fundamentalismo cristão. O que se fala é positivo. O problema reside no que se cala.

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China? O Brasil rejeita a escolha, anunciando uma "nova era" na parceria com Washington e o aprofundamento do intercâmbio com Pequim. Mais: diante da polaridade entre as duas grandes potências, o Brasil empenha-se em consolidar as relações com a Europa, por meio da implementação do acordo Mercosul/União Europeia. "Não nos preocupamos com a ideologia; a ideologia é a integração", enfatizou Vieira, abordando a América do Sul.

O indicado ao cargo de ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira - Pedro Ladeira - 12.dez.22/Folhapress

Quem, senão lunáticos, pode se opor ao restabelecimento de relações com o governo Maduro, que corresponde simplesmente ao reconhecimento de uma realidade? Nações conversam com nações, independentemente de seus regimes políticos. Aqui, porém, emerge uma lacuna: o primeiro silêncio.

O interesse nacional não se mede apenas por comércio e investimentos. Nossa Constituição, expressão do interesse nacional, manda organizar a política exterior também em torno de valores: a defesa dos direitos humanos. O novo governo violará o contrato constitucional se evitar a crítica às ditaduras, especialmente no nosso entorno.

O chileno Boric as critica, sem abandonar o diálogo. Nos mandatos petistas anteriores, o Brasil fez o oposto, celebrando os regimes cubano, venezuelano e nicaraguense. Era "ideologia", não "integração".

O segundo silêncio é pior. Dias atrás, Lula conversou com Putin —mas não com Zelenski. Na esfera diplomática, o gesto indica uma preferência. A palavra "paz" surgiu na conversa. Outra palavra, "negociações", pontua as declarações do presidente eleito e de Vieira, quando se trata da guerra de conquista russa na Ucrânia.

Nunca, porém, proferem-se as expressões "soberania nacional", "integridade territorial" e "retirada das forças invasoras". A Ucrânia resiste à invasão —e opera na contraofensiva, retomando áreas ocupadas pela Rússia. Nesse cenário, Putin fala em "paz" e "negociações", senhas para o congelamento temporário do conflito até a reorganização das forças russas e a retomada do impulso ofensivo.

Turquia e Índia, que optaram pela neutralidade, também usam as duas palavras —mas as complementam com a defesa da integridade territorial ucraniana. O Brasil não: sua condenação retórica da agressão inicial, expressa na ONU, desembocou na fórmula que interessa ao Kremlin.

"Numa eventual negociação, o Brasil defenderia que a Rússia devolva à Ucrânia os territórios anexados recentemente?", perguntou-se a Vieira. Sua resposta: "Não se pode partir de nenhum princípio preestabelecido. Ou dizer, só sento para negociar se for assim". Registre-se que a pergunta não abrange os territórios anexados pela Rússia em 2014, mas exclusivamente as novas anexações proclamadas em setembro. O novo ministro trata a integridade territorial como um estorvo que atrapalha a "paz" putinista. Quem disse que nossa política externa abandonou a ideologia?

Sob Bolsonaro, o Brasil posicionou-se contra as sanções à Rússia. Vieira foi mais longe, tachando-as como "ilegais". A afirmação é falsa, pois elas —como a ajuda militar à Ucrânia— derivam do conceito jurídico de autodefesa coletiva, inscrito na Carta da ONU.

O Brasil não precisa se somar às sanções ou à ajuda militar, mas condená-las equivale a legitimar a guerra imperial. O chocante, porém, mais uma vez, está naquilo que se silencia: o novo ministro esqueceu de qualificar como ilegais as anexações russas. O silêncio grita.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.