Dora Kramer

Jornalista e comentarista de política

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dora Kramer
Descrição de chapéu
Dora Kramer

Picuinhas no comando

No cabo de guerra das medidas provisórias, suas excelências devem seguir a Constituição ou mudá-la

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criadas em 1988 para substituir os decretos-leis como instrumentos de atuação rápida do Poder Executivo, as medidas provisórias desde então se mostram problemáticas. Já passaram por várias modificações de rito —pois são uma adaptação do parlamentarismo— e seguem sendo fontes de atritos permanentes aos quais Planalto e Congresso pareciam razoavelmente acomodados.

Dois homens de terno e gravata escuros, um sentado à frente de um placar eletrônico e outro de pé, gesticulam e conversam
Os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), conversam no plenário da Câmara durante sessão conjunta do Congresso Nacional - Roque de Sá - 22.jan.23/Agência Senado

Nunca, no entanto, haviam sido motivo de uma escancarada disputa de poder como agora entre os presidentes da Câmara e do Senado. Há ensaio de acordo, mas a birra prossegue. O deputado Arthur Lira (PP) não quer perder o controle conquistado na pandemia, quando foram suspensas as comissões mistas e as MPs iam direto ao plenário da Câmara e, depois, ao exame do Senado.

O senador Rodrigo Pacheco (PDS) advoga a volta das comissões argumentando que os deputados seguravam as medidas e deixavam pouco tempo para o debate dos senadores. Ele tem razão. É isso o que diz a Constituição e foi isso o que determinou o Supremo Tribunal Federal depois do fim da pandemia.

Então, por que toda essa confusão que paralisa o trâmite da pauta congressual? Porque o acumulado de atritos decorrentes da disputa pelas presidências da Câmara e do Senado deixou um travo de ressentimento entre Lira e Pacheco.

O senador, instigado pelo colega Renan Calheiros (MDB), inimigo de Lira em Alagoas, aborrecido com o que viu como interferência em favor de seu adversário Rogério Marinho (PL) e respaldado pela lei, não cede.

O deputado, no afã de manter aquele poder provisório, reclama que a Câmara está sub-representada nas comissões compostas por 12 senadores e 12 deputados. Mas é assim que está na Carta Magna. Portanto, aponta um ministro do STF, a solução está em que suas excelências deixem as picuinhas de lado, abandonem o cabo de guerra que paralisa o Congresso e tratem de cumprir ou de mudar a Constituição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.